Boletim de Balneabilidade do Estado aponta que 88 dos 96 pontos de análise estão próprios para banho
O governo do Estado, por meio da Fundação Estadual de Proteção Ambiental (Fepam), divulgou, nesta sexta-feira (23/01), o sétimo boletim do Programa Balneabilidade temporada 2025/2026. Os resultados são referentes às coletas realizadas nos dias 19 e 20 de janeiro de 2026 nos 96 pontos monitorados em praias e balneários do Rio Grande do Sul.
Conforme os resultados do Boletim 7, são oito os pontos impróprios para banho. Além dos seis locais considerados impróprios pelo Boletim 6, somam-se à lista o Balneário Passo do Verde, em Santa Maria, e a Praia do Pinvest, em Tapes.
Locais impróprios para banho nesta semana (Município — Balneário/Praia)
- Cerrito — Balneário Cerrito – Rio Piratini
- Cristal — Balneário do Rio Camaquã
- Osório — Lagoa do Peixoto
- Pedro Osório — Balneário Pedro Osório – Rio Piratini
- Pelotas — Valverde – Trapiche
- Piratini — Balneário Municipal Klérfim Cardoso – Rio Piratini
- Santa Maria — Balneário Passo do Verde – Rio Vacacaí
- Tapes — Praia do Pinvest
O ponto de coleta da Lagoa Peixoto, em Osório, apresentou alto índice de cianobactérias (218.471 células/ml — o limite é 50.000), o que indica condições de eutrofização (excesso de nutrientes). Além do local estar impróprio ao banho, os gêneros predominantes de microrganismos (Aphanizomenon sp.; Microcystis sp.; Aphanocapsa sp.) são potenciais produtores de toxinas, e a exposição a essa água pode levar a intoxicações agudas ou crônicas.
O Programa
O Balneabilidade, que determina se um local está próprio ou impróprio para banho, é executado pela Fepam, com o apoio da Companhia Riograndense de Saneamento (Corsan) e do Serviço Autônomo de Saneamento de Pelotas (Sanep). O programa monitora 96 pontos de praias e balneários de 45 municípios do Estado do RS. Este ano, passaram a receber coleta e análise a Lagoa Rondinha, no município de Balneário Pinhal; o Parque Náutico, em Capão da Canoa; e o Balneário Klérfim Cardoso, na cidade de Piratini.