Malha Ferroviária Sul é discutida em Porto Alegre com participação estratégica de Cachoeira
Na última quarta-feira, o município de Cachoeira do Sul esteve representado em Porto Alegre na reunião que discutiu a Malha Ferroviária Sul e o corredor Mercosul. Participaram do encontro o Chefe de Gabinete, Cleiton Santos, e a Adjunta da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Lívia Lima.
A Prefeitura de Cachoeira do Sul foi convidada pelo presidente da Fiergs, Cláudio Bier – que possui uma filial da Masal, sua empresa, no município – e, por determinação do prefeito Leandro Balardin, foi o único município da região da Malha Sul e Mercosul presente no encontro. A participação foi considerada estratégica, por possibilitar a articulação direta entre o Município e os governos Estadual e Federal.
O objetivo é fortalecer o diálogo institucional e ampliar as perspectivas para o desenvolvimento logístico, econômico e industrial de Cachoeira do Sul e da região. “Hoje, um dos gargalos do nosso município é logístico, e estamos atuando no sentido de buscar soluções”, destacou o prefeito Leandro Balardin.
Durante a reunião, o Governo Federal anunciou que os editais para as novas concessões do modal ferroviário da linha Mercosul – no qual Cachoeira do Sul está inserida – deverão ser publicados em novembro de 2026, o que abre novas oportunidades para investimentos e melhorias na infraestrutura ferroviária.