Cachoeira adere ao Plano Nacional da Pessoa com Deficiência

Nesta quarta-feira, dia 21, o prefeito Leandro Balardin cumpriu agenda com o secretário municipal de Desenvolvimento Social, João Alexandre Bittencourt, com a presença da assessora jurídica da Afad/Cachoeira, Michele Santos, da presidente do Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência, Alessandra Schutz e do vereador Ryan Rosa. O encontro teve como pauta principal a adesão do município ao Plano Nacional dos Direitos das Pessoas com Deficiência – Novo Viver sem Limite.
O Novo Viver sem Limite é uma iniciativa do Governo Federal, por meio do Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania (MDHC), coordenada pela Secretaria Nacional dos Direitos das Pessoas com Deficiência (SNDPD). O programa tem como objetivo garantir mais dignidade às pessoas com deficiência, suas famílias e comunidades em todo o território nacional.
Trata-se de uma política nacional permanente, fruto de uma antiga demanda dos movimentos sociais e da sociedade como um todo. O plano prevê investimento de R$ 6,5 bilhões e envolve a mobilização de 27 ministérios, com a implementação inicial de 95 ações em todo o país. As ações serão revistas anualmente para ampliar a atuação e alinhá-la às necessidades específicas de cada território e da sociedade civil.
Durante a reunião, o secretário Alexandre Bittencourt destacou que a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social será o ponto focal da iniciativa em Cachoeira do Sul. “Vamos criar um grupo de trabalho com a Secretaria e o Conselho para, após a adesão ao programa, buscar e fortalecer políticas públicas inclusivas no município”, afirmou.
O prefeito Leandro Balardin reforçou o compromisso da gestão com a promoção da inclusão e da acessibilidade. “A adesão ao Novo Viver sem Limite representa um passo importante para avançarmos em ações concretas que garantam direitos, autonomia e qualidade de vida às pessoas com deficiência em Cachoeira do Sul”, ressaltou.