Polícia Civil realiza operação para combate à violência doméstica em todo o Estado

A Polícia Civil, por meio da Divisão de Proteção e Atendimento à Mulher, do Departamento de Proteção a Grupos Vulneráveis (Dipam/DPGV), iniciou nesta terça-feira (20/1) uma operação para combater casos de violência doméstica em todo o Rio Grande do Sul. Até a metade da tarde desta terça, 15 homens haviam sido presos pela operação, em Porto Alegre.

A operação “Ano Novo, Vida Nova” faz parte de um plano para redução da criminalidade que tem foco na violência contra mulheres e meninas, promovendo ainda a conscientização sobre a rede de apoio às vítimas. Nesta fase, prevê o cumprimento de mandados de prisão e de busca para apreensão de armas.

Segundo a diretora da Dipam, delegada Waleska Alvarenga, também está no foco da operação a verificação de informações provenientes de denúncias anônimas em diversos municípios. Além do cumprimento das ordens judiciais, a operação prevê monitoramento e fiscalização de agressores e tornozeleiras eletrônicas e a distribuição de informativos em locais de grande circulação.

De acordo com o diretor do DPGV, delegado Juliano Ferreira, além de coibir novos casos, a Polícia Civil busca combater ciclos de violência doméstica e familiar contra a mulher também por meio das ações de prevenção e investigação.