Lula diz que salário mínimo é “muito baixo” e que trabalhadores e governo devem brigar por aumento

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou nesta sexta-feira (16) que o valor do salário mínimo, reajustado para R$ 1.621 neste ano, é “muito baixo” e que os trabalhadores devem brigar, com o governo, para haver aumentos.

“O salário mínimo é muito pouco. O que eu estou fazendo apologia aqui é da criação da ideia desse País ter um salário mínimo. Todos nós, governo e vocês, temos a obrigação de brigar para que ele melhore”, afirmou Lula.

Segundo Lula, o salário mínimo é feito para os trabalhadores que não são organizados em sindicatos e os aposentados porque os outros grupos, segundo ele, recebem acima. O presidente declarou o aumento do mínimo é justo, pois são os trabalhadores os responsáveis pelo aumento do Produto Interno Bruto (PIB).

“Acho que vamos ter que continuar trabalhando para aumentar o salário mínimo. O PIB é o resultado do crescimento da economia produzido pelo povo brasileiro. Então é justo que você, quando cresce o PIB, cresça o PIB do trabalhador. É justo que você reparta com os trabalhadores, que são os responsáveis pelo crescimento do PIB.”

Ele também defendeu a Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), criada na mesma época do mínimo, que, segundo ele, é classificada como “ultrapassada” até por pessoas de esquerda.