Instalada Frente Parlamentar em Defesa e Valorização da Juventude Rural

A Assembleia Legislativa instalou, no final da manhã desta terça-feira (9), a Frente Parlamentar em Defesa e Valorização da Juventude Rural, uma iniciativa do deputado Elton Weber (PSB). O ato de instalação ocorreu no Salão Júlio de Castilhos. 29 deputados assinaram a solicitação para formação da Frente.

Segundo o deputado Weber, que presidirá a Frente, o objetivo é fortalecer a juventude rural como protagonista e agente transformadora do presente e do futuro no campo através de mobilização, fomento, discussão e apresentação de políticas públicas que atendam às demandas dos jovens do meio rural. “Queremos fomentar, discutir e apresentar sugestões de políticas públicas. Queremos construir caminhos concretos, que fortaleçam, especialmente a sucessão rural”, definiu.

Em sua fala, o deputado Elton Weber (PSB) solicitou a liberação imediata dos R$ 12 milhões anunciados em julho pelo governador Eduardo Leite para ampliar o Programa Agrofamília Jovens. Ele destacou, ainda,  que a Frente é a primeira no Parlamento gaúcho que trata da juventude rural. Para o parlamentar, é urgente que a sociedade do Rio Grande do Sul (RS) reconheça e esteja convicta que o jovem é o presente. “Se o jovem não puder estar junto, sugerindo e discutindo políticas públicas e dizendo onde devem acontecer as coisas, então não vai ser no futuro”, acrescentou.

Weber salientou que, no RS, os indicadores evidenciam forte êxodo, comprometendo a sucessão rural e ameaçando a produção de alimentos e o dinamismo das economias locais. Ele disse que apenas 1,2% dos responsáveis por estabelecimentos agropecuários têm até 25 anos, conforme dados do Censo Agropecuário do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). “Além disso, entre 2012 e 2023 houve uma redução de 25% da população rural com idade entre 15 e 29 anos na Região Sul do país segundo a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios, realizada pelo IBGE”, lamentou.

Manifestações
Em apoio à Frente Parlamentar, se manifestaram o secretário Chefe da Casa Civil do Governo do Estado, Artur Lemos; o presidente da Fetag, Carlos Joel da Silva e a coordenadora da Comissão de Jovens da Fetag, Camila Rode.