Secretaria orienta pessoas atingida pelas enchentes deste ano, para receber R$ 2 mil do programa Volta Por Cima
A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social informa aos cidadãos que não foram contemplados no Programa Volta Por Cima – auxílio de 2 mil reais para pessoas atingidas por situações de emergência ou calamidade pública – que os mesmos podem procurar a Secretaria para verificar a situação e se há possibilidade de interposição de recurso. A Secretaria reforça que o benefício é concedido pelo Governo do Estado, que é quem faz a avaliação dos critérios de cada cidadão e o mapeamento de áreas atingidas.
Os cidadãos que fizeram a solicitação para o Volta Por Cima e não foram contemplados podem procurar a Secretaria durante esta semana, em horário de expediente.
O responsável do cadastro deve portar consigo um documento oficial com foto.
O Volta por Cima prevê a concessão de benefício de R$ 2 mil, em parcela única, para famílias em situação de vulnerabilidade social. Podem ser cadastradas aquelas que:
- tenham sido desabrigadas ou desalojadas em razão das chuvas intensas e enchentes ocorridas entre 14 e 20 de junho de 2025, conforme Decreto 58.235/2025;
- não tenham sido identificadas automaticamente como moradoras de área atingida pelo mapeamento do governo estadual;
- residam em município com decreto de situação de emergência ou calamidade pública homologado pelo governo do Estado;
- constem no Cadastro Único (CadÚnico) na condição de pobre ou extremamente pobre, com atualização nos últimos 12 meses.