Profissionais cedidos à APAE são mantidos pela Prefeitura de Cachoeira

A Prefeitura de Cachoeira do Sul mantém, desde o primeiro dia do Governo Leandro Balardin, a cedência de 15 profissionais à APAE. A equipe cedida inclui professores, servente, motorista e diretora pedagógica, com cargas horárias de 20h a 40h semanais.

É importante destacar que, desde o início da gestão, nenhum corte foi realizado nos profissionais cedidos à APAE, mesmo com o convênio ainda não renovado.

Foram realizadas diversas reuniões para ajustar o acordo de cooperação. Tanto o prefeito Leandro Balardin, que esteve reunido três vezes com a direção da instituição, quanto a Secretaria Municipal de Educação, buscou manter o diálogo e as tratativas para garantir a continuidade do apoio.

A gestão reforça seu compromisso com a educação inclusiva e com o trabalho desenvolvido pela APAE, garantindo a manutenção do quadro de profissionais que atende estudantes com dedicação e qualidade.

Alimentação

Por outro lado o prefeito Leandro Balardin definiu pelo alinhamento com a APAE sobre um novo formato para o fornecimento de alimentação à instituição. Até abril deste ano, o Município vinha realizando a entrega direta de alimentos, mas informou à direção da APAE que esse modelo não poderia mais ser mantido, pois a entidade é registrada como estabelecimento de saúde e não possui vínculo educacional com o Município, o que tornava o repasse irregular.

Segundo o prefeito, em nenhum momento a Prefeitura se negou a continuar o fornecimento dos alimentos, mas destacou a necessidade de adequar o repasse à legalidade, com a assinatura de um novo termo específico com a entidade.

Enquanto o novo termo é formalizado, a Prefeitura fará a reposição dos gêneros alimentícios correspondentes aos meses de maio, junho e julho, com base na lista de alimentos anteriormente fornecida. A partir de agosto, o fornecimento será feito por meio de repasse financeiro, com valor previamente acordado entre a Administração Municipal e a direção da APAE.

“Vamos manter o diálogo e seguir construindo em conjunto com a entidade o melhor formato de parceria”, declarou Balardin.