Projeto “Batalhão do Bem” será em Cachoeira entre outubro e novembro
Com protagonismo na formação profissional e na promoção da geração de renda e emprego, o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai-RS) tem levado educação de qualidade e oportunidades concretas para quem mais precisa. Entre as iniciativas que traduzem esse compromisso, está o projeto Batalhão do Bem, que une capacitação técnica, sustentabilidade e inclusão social. Em Cachoeira do Sul, a iniciativa será entre outubro e novembro
No início de julho, uma nova turma foi iniciada em Santa Maria, marcando mais um capítulo do projeto, que transforma a realidade de mulheres em situação de vulnerabilidade social por meio da qualificação gratuita e da busca pela autonomia financeira.
A formação é realizada no caminhão-escola do Senai, estacionado junto à Escola Municipal Adelmo Simas Genro, no bairro Nova Santa Marta. A trilha formativa inclui três módulos — curso básico, aperfeiçoamento e modelagem em costura criativa —, totalizando 140 horas de capacitação. A proposta é reaproveitar fardamentos militares inservíveis do Exército Brasileiro e da Brigada Militar, dando a eles uma nova utilidade por meio da customização e da costura. Conectada ao Arranjo Produtivo Municipal Têxtil, que reúne mais de 250 empresas da região, a formação tem o objetivo de atender a necessidade local por mão de obra qualificada. “O projeto impacta de forma muito positiva a vida das alunas. Ele oferece uma nova possibilidade profissional, leva esperança e reforça a importância da preservação do meio ambiente. Muitas delas se encantam ao ver que é possível dar nova vida a materiais antes descartados”, afirma o instrutor da Unidade Móvel José Américo Fontoura.
Uma das histórias que mostram o poder transformador da iniciativa é a de Ana Cláudia Souza, ex-aluna que hoje atua como instrutora do projeto. “Foram três cursos incríveis, nos quais aprendi muito. Em 2024, fui surpreendida com o convite para ser instrutora. Foi um grande desafio e, sem dúvida, um momento único na minha vida. Hoje sou uma mulher realizada profissionalmente. Ser reconhecida na minha área de atuação não tem preço, e o Batalhão me proporcionou isso”, conta.
A capacitação foi criada em 2023 pela Unicred Ponto Capital, em parceria com a Unimed Santa Maria, Sescoop/RS e prefeituras locais. O Senai tornou-se parceiro técnico em 2024, oferecendo estrutura educacional, maquinário de ponta e equipe especializada. “O Batalhão do Bem surgiu de uma demanda da comunidade e tem como principal objetivo impactar positivamente a população por meio do cooperativismo, promovendo ações ambientalmente corretas, economicamente viáveis e socialmente justas”, explica o assessor executivo da Unicred e coordenador da iniciativa, Wellinton Azambuja.
Entre as participantes da turma atual está Rosângela Riet, que já havia participado de edições anteriores e voltou com entusiasmo. “Fiquei muito feliz por ter sido selecionada para mais esta oportunidade. Com esse novo formato na carreta, as máquinas estão em perfeito estado e temos um aprendizado de qualidade. A parceria com o Senai só agrega. Quero ampliar meus conhecimentos e acrescentar valor às peças confeccionadas”, afirma.
Desde sua criação, o projeto já certificou 70 mulheres. Em 2025, será expandido para os municípios de Santiago, Uruguaiana e Cachoeira do Sul, com previsão de 560 horas de capacitação e investimento social superior a R$150 mil. As inscrições para os processos seletivos serão divulgadas no site e nas redes sociais do Instituto Unicred. Além disso, está em fase de implantação a primeira sede física do Batalhão do Bem, localizada no Centro de Santa Maria. O espaço será equipado com máquinas industriais e permitirá que as alunas sigam produzindo, gerando renda e até se organizando como cooperativa de trabalho.
Para o Sistema FIERGS, iniciativas como essa refletem o compromisso com o desenvolvimento regional e a elevação da qualidade de vida. “O projeto é uma ação transformadora que representa os pilares da nova gestão: competitividade, inovação, atração e retenção de talentos e reconstrução da indústria. Ao unir formação profissional, inclusão social e sustentabilidade, conseguimos gerar desenvolvimento real nas comunidades, aproximando o Senai das necessidades locais e preparando pessoas para atuar com qualidade e propósito no mercado de trabalho”, destaca o gestor de operações da região, Adriano Wietzycoski.
Projeto Batalhão do Bem
Novas turmas em 2025
Santiago: 5/8 a 5/9
Uruguaiana: 9/9 a 10/10
Cachoeira do Sul: 14/10 a 14/11
As inscrições para os processos seletivos serão divulgadas no site e nas redes sociais do Instituto Unicred.