Vereadores se reuniram com Superintendente do DNIT para tratar de alagamentos no Piquiri e da Ponte do Fandango

Uma comitiva formada pelos vereadores Magaiver Dias, Mariana Carlos, Adriana Paladino, Ana Luísa do Piquiri e o assessor do Deputado Federal Daniel Trzeciak, André Mariano estiveram na quarta-feira (25) na sede do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), em Porto Alegre, para tratar de demandas urgentes relacionadas à infraestrutura da localidade de Piquiri, no interior de Cachoeira do Sul.
Entre os principais assuntos debatidos estiveram a instalação de bueiros em trechos críticos, obras de drenagem e o cronograma da aguardada intervenção na ponte do fandango, cuja estrutura metálica deverá passar por alteamento a partir de setembro.
Durante o encontro, o superintendente regional do DNIT, Hiratan Pinheiro, afirmou que, comprovada a necessidade técnica, os bueiros serão instalados. Na parte da tarde, o engenheiro Carlos Vieira, representando o órgão, esteve pessoalmente em Piquiri para acompanhar os pontos onde as ações deverão ser executadas.
Outro ponto importante da reunião foi o reforço do pedido para disponibilização de uma balsa gratuita operando 24 horas por dia, durante o período em que a ponte do fandango estiver interditada. A previsão inicial é de que a travessia fique suspensa por cerca de cinco meses, devido à complexidade da obra de elevação da estrutura metálica.
“O macaquiamento (elevação da ponte) é um processo rápido, mas técnico e delicado, devido ao peso e extensão da estrutura. A previsão é que essa etapa comece em setembro”, destacou Hiratan.
A articulação dos vereadores busca garantir que as obras ocorram com o mínimo de impacto para a população local, especialmente moradores, produtores e trabalhadores que dependem diariamente da travessia. A presença dos parlamentares também reforça a importância do acompanhamento político das obras de infraestrutura que impactam diretamente as comunidades do interior.
A comitiva informou que seguirá acompanhando de perto os próximos passos junto ao DNIT e manterá a comunidade atualizada sobre os desdobramentos.