Massa de ar frio irá derrubar as temperaturas no RS a partir de quarta-feira
O final de maio e a chegada de junho terão dias gelados no Rio Grande do Sul. A entrada de uma nova massa de ar frio de origem polar no Estado, prevista para os próximos dias, terá potencial para derrubar a temperatura.
De acordo com a Climatempo, ao que tudo indica, essa será a primeira onda de frio do ano de deverá causar uma queda mais acentuada dos termômetros. O Rio Grande do Sul poderá registrar temperaturas negativas neste período.
Há chance de os termômetros marcarem menos de 0°C até em locais fora das regiões tradicionalmente mais geladas, como a Serra. Além disso, geada poderá ocorrer de forma mais abrangente sobre o território gaúcho.
Já para o meteorologista Daniel Caetano, da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), o frio pode não ser tão intenso. Mas será persistente.
— Nesse momento, o que temos previsto de temperatura mínima lá por quinta (29), sexta-feira (30), e sábado (31) é de 7ºC e 8ºC. O que é interessante: estão sendo previstos alguns dias de continuidade com temperatura baixa, algo em torno de quatro e cinco dias com temperatura mínima abaixo de 10ºC — destaca o especialista.
De sábado (24) até a quarta-feira (28), a passagem de uma nova frente fria trará chuva intensa. Depois do afastamento desse sistema, a massa de ar frio e seco entra no Estado pela Campanha e vai influenciar na queda da temperatura em todas as regiões gaúchas.
Nos dias 29 e 30 de maio, esse ar frio já deve provocar uma queda expressiva da temperatura.
Fonte Gaúcha/ZH