Saúde reabastece a Farmácia do SUS de Cachoeira
A Secretaria Municipal da Saúde vem recebendo ao longo desta semana grande volume de medicamentos, entregue por diferentes fabricantes, que vai reabastecer a Farmácia Municipal e atender a demanda reprimida por diferentes títulos que não vinham sendo acessados pelos usuários do SUS. A previsão da coordenadora do serviço, Lutiane Soares Friedrich, é de que a lista de 16 medicamentos entregues seja suficiente para atender a procura pelo período médio de um ano. “Para planejarmos a compra, verificamos o consumo de cada remédio levando em conta a média de dispensação registrada nos últimos 12 meses”, explicou a farmacêutica.
Atendendo a um pedido da secretária municipal da saúde, Camila Nunes Barreto, a equipe da farmácia está focada nos protocolos de conferência, armazenamento e distribuição dos itens, a fim de que a dispensação possa ser retomada imediatamente. “É com satisfação que comunicamos a reposição destes medicamentos, que foi resultado do empenho e esforço conjunto do nosso pessoal desde que chegamos à secretaria”, comemora a titular da SMS. A Farmácia Municipal funciona na Avenida Brasil nº 600, de segundas às sextas-feiras, das 7h às 11h30min e das 13h às 15h30min.
COMISSÃO TÉCNICA
O reabastecimento da Farmácia Municipal, levando em conta o planejamento do estoque que evite suspensão do fornecimento e ainda previna desperdício de medicamentos, é reflexo da recém-criada Comissão de Farmácia e Terapêutica (CFT), que pretende atualizar e qualificar a assistência farmacêutica prestada pelo município através do Sistema Único de Saúde (SUS). A proposta é adequar a demanda ao perfil epidemiológico da população, garantindo que os medicamentos ofertados atendam às reais necessidades da comunidade. A comissão leva em conta critérios como segurança, eficácia, custo-efetividade, composição, princípio ativo, informações farmacotécnicas, entre outros.
MEDICAMENTOS RECEBIDOS
– Omeprazol 20mg
– Gliclazida 60mg
– Aciclovir 200mg
– Aciclovir creme
– Carbonato de lítio 300mg
– Carbonato de cálcio + vitamina d 400
– Dexametasona creme
– Permetrina 5% loção
– Digoxina
– Glimepirida 2mg
– Nifedipino 10mg
– Fluoxetina 20mg
– Neomicina+ bacitracina Amox+clav 500mg
– Levomepromazina 25mg
– Imipramina 25mg
– Biperideno 2mg
* Farmácia Municipal (Farmácia Básica do SUS) – Fone: 99799-6315
Avenida Brasil, nº 600
ATENDIMENTO AO PÚBLICO INTEGRAL
Segundas às sextas-feiras
Horário de atendimento – 7h às 11h30min e das 13h às 15h30min
Programa federal amplia acesso aos medicamentos
Através do Programa Farmácia Popular, o Governo Federal complementa a disponibilização de medicamentos prescritos pela rede pública de saúde, por meio de parceria com farmácias da rede privada. Dessa forma, pode-se obter gratuitamente medicamentos e fraldas nas farmácias credenciadas. O programa contempla ainda absorventes higiênicos gratuitos paras as beneficiárias do Programa Dignidade Menstrual.
Para retirar, basta o usuário ir até uma farmácia credenciada e apresentar a receita médica atualizada, documento de identidade e CPF. O reconhecimento do vínculo do beneficiário com o Bolsa Família é feito automaticamente pelo sistema, não sendo necessário fazer cadastro prévio.
No caso das fraldas geriátricas para incontinência, o paciente deverá ter idade igual ou superior a 60 (sessenta) anos ou ser pessoa com deficiência, e deverá apresentar prescrição, laudo ou atestado médico que indique a necessidade do uso de fralda geriátrica, no qual conste, na hipótese de paciente com deficiência, a respectiva Classificação Internacional de Doenças (CID).
A lista da medicação fornecida gratuitamente e mais informações sobre o programa: https://www.gov.br/saude/pt-br/composicao/sectics/farmacia-popular