Dnit anuncia que vai pagar o serviço de balsa no Rio Jacuí
Os motoristas e seus veículos que chegarem ou saírem de Cachoeira do Sul não irão pagar pelo transporte pela balsa entre a Praia Nova e a Rua Moron, quando o serviço for implantado este ano, devido às obras de revitalização da Ponte do Fandango.
O pagamento ficará a cargo do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit). A decisão foi assegurada ao prefeito Leandro Balardim em encontro realizado na manhã desta terça-feira (25) com o superintendente do órgão, Hiratan Pinheiro da Silva, em Porto Alegre.
Balardim esteve acompanhado do deputado estadual Cláudio Tatsch e do procurador-geral da Prefeitura, Bruno Müller. Conforme o prefeito, a operação da balsa será muito importante, porque fará o transporte de veículos e pessoas de forma gratuita, enquanto a obra recuperação da Ponte do Fandango estiver sendo realizada.
O serviço de balsa será licitado pelo DNIT, uma vez que a obra é de responsabilidade do Governo Federal. Com a licitação, não é certo que a barca Deusa do Jacuí da Navegação Couto retorne para fazer a travessia.
A previsão do Dnit é que o trânsito na Ponte do Fandango seja interrompido a partir de setembro deste ano. Desde o início de 2025, a Construtora Cidade, empresa contratada pelo Dnit, realiza obras da nova base para a estrutura de concreto da travessia, que em outubro de 2021 apresentou rachaduras. Por enquanto, são realizadas fundações para os novos pilares.
Existe também de parte do Dnit a intenção de que seja levantada a parte metálica da Ponte do Fandango, estrutura sobre o Rio Jacuí, que em maio do ano passado foi atingida pelas cheias que atingiram a região. No entanto, para esta obra, será necessária uma nova licitação, mas por enquanto, nada foi divulgado pelo órgão federal.