Abertura do ano letivo na Rede Estadual terá evento em Escola de São Sebastião do Caí

A abertura do ano letivo na Rede Estadual de ensino do Rio Grande do Sul, na quinta-feira (13/2), será marcada para um evento no Instituto Estadual de Educação Paulo Freire, em São Sebastião do Caí, com a presença do governador Eduardo Leite. A escola foi gravemente impactada pelas enchentes de maio de 2024 e está em recuperação, com boa parte das obras de reconstrução já entregues, e à disposição para receber os estudantes e profissionais da educação. O Estado investiu R$ 1 milhão na recuperação dos prédios do Instituto Paulo Freire.

Também estarão presentes na cerimônia a secretária da Educação, Raquel Teixeira, e a secretária de Obras Públicas, Izabel Matte, além de outras autoridades da região do Vale do Caí.

Com mais de 60 anos de história, o Instituto Estadual de Educação Paulo Freire passou por reformas que recuperam o piso, telhado e as paredes. Além disso, houve melhorias no paisagismo do prédio escolar, aquisição de mobiliário moderno e adaptação para a identidade visual oficial das escolas estaduais. A instituição, que já havia sido afetada pelas enchentes de novembro de 2023, é um símbolo da resiliência da educação gaúcha diante das emergências climáticas dos últimos anos.

Instituto de Estadual de Educação Paulo Freire São Sebastião do Caí sala de aula FEV 2025
Instituto Paulo Freire, em São Sebastião do Caí, foi recuperado após ser gravemente impactado pelas enchentes de maio de 2024 – Foto: Luís André/Secom

A partir deste ano, o Instituto Estadual de Educação Paulo Freire passa a ofertar o modelo de Ensino Médio em Tempo Integral, além do Fundamental e Curso Normal. A instituição conta com cerca de 360 estudantes matriculados, 50 professores e nove servidores, recebendo alunos dos municípios de São Sebastião do Caí, Portão, Harmonia, Bom Princípio, São José do Hortêncio, Capela de Santana e Montenegro, entre outros.