Mais de 20 municípios gaúchos já decretaram situação de emergência em razão da estiagem
Ao menos 31 municípios do Rio Grande do Sul já reportaram danos causados pela estiagem que atinge o Estado. Desses, 23 decretaram situação de emergência, entre eles, Arvorezinha, Santa Margarida do Sul, Manoel Viana, Tupaciretã e Rosário do Sul. Segundo o coordenador da Defesa Civil estadual nas regiões da fronteira Oeste e Campanha, major Luis Sandro Martins, a seca atinge inúmeros produtores rurais e as perdas nas lavouras já são consideradas irreparáveis.
Entre as localidades que decretaram situação de emergência, está a cidade de Santiago. De acordo com o prefeito Marcelo Gorski, as plantações de soja e a bovinocultura estão entre os setores mais afetados. Ele destacou que a estimativa é de que os prejuízos ultrapassem os duzentos e sessenta milhões de reais.
O cenário também é de emergência em Uruguaiana. Conforme o prefeito, Carlos Delgado, uma nova reunião com representantes do Governo estadual está prevista para a próxima segunda-feira, com o objetivo de minimizar os impactos causados pela falta de chuvas. Entre as solicitações, o pedido por mais um caminhão-pipa, para auxiliar na distribuição de água potável às comunidades rurais. Atualmente, o desabastecimento afeta ao menos duzentas famílias. Entre as plantações mais atingidas, estão as de legumes e vegetais.
De acordo com a Defesa Civil estadual, a projeção é de que a lista de municípios atingidos pela seca aumente ainda mais nos próximos dias.
Fonte Rádio Guaíba