Porto Alegre anuncia fechamento de comportas da Mauá para evitar inundação do Guaíba
O prefeito de Porto Alegre, Sebastião Melo, anunciou nesta segunda-feira (25) que o Dmae (Departamento Municipal de Água e Esgoto), juntamente de equipes da administração municipal, irá fechar preventivamente o sistema de comportas para evitar inundação causada pelo Guaíba. Ele está em 2,73m na área do Cais Mauá, faltando apenas 27cm para chegar no transbordamento.
Já na área da Ilha da Pintada, a medição aponta 2,46m, já acima da cota de inundação. Conforme Melo, a determinação leva em conta a previsão de mais chuvas no RS, além do vento Sul represando a água.
A ação teve início da tarde desta segunda-feira. As primeiras comportas que serão fechadas serão a P3, na frente do Tribunal de Contas de Estado, e a P4, na avenida Sepúlveda.
“É uma ação preventiva. Não podemos estar desprevenidos neste momento decisivo. Estamos agindo com mitigação de danos e alinhados com o Estado e demais órgãos parceiros diante da previsão do tempo e alertas que temos recebido. Todas nossas equipes de ponta estão reforçadas e mobilizadas para atender a população e possíveis ocorrências”, disse o prefeito Sebastião Melo.
Também serão colocados sacos de areia nos portões que já estão fechados. E para o acesso aos portões 12 e 14, que estão localizados na avenida Sertório e Voluntários da Pátria, será necessário fazer uma abertura no asfalto, devido a falta de trilho, e fazer o isolamento com saco de areia. Ainda está sendo definido se o Cais Embarcadero será fechado ou não temporariamente.