Covid volta a preocupar e Saúde aposta na vacinação
A exemplo do que tem sido verificado em todo país, o crescimento de casos de Covid-19 foi observado na cidade a partir da segunda quinzena de novembro, quando o número de laudos positivados saltou de dois para 19. Passados 15 dias, o volume de infectados pela doença subiu para 196 na semana passada e continua em alta, agora com 230 ocorrências. O município contabiliza, ao todo, 23.330 laudos confirmados para coronavírus e, agora, 244 mortes pela doença.
ESTRATÉGIAS LOCAL E ESTADUAL
Tentando frear o ritmo das contaminações pela Covid-19 e, sobretudo, promover a proteção da população com o incremento da cobertura vacinal, estratégias foram anunciadas pelas redes pública de saúde local e estadual. No município, o secretário da saúde Marcelo Figueiró está mobilizando os setores empresariais (entidades ligadas ao comércio, indústria, agronegócio e empresas prestadoras de serviços) a fim de envolver colaboradores e clientes desses segmentos em torno da imunização. “A meta é alcançar o índice de 85% de vacinados nas doses de reforço”, projeta Figueiró, acrescentando que a cidade apresenta 95% da meta alcançada nas aplicações de 1ª dose e 85% nas segundas doses.
Já a Secretaria Estadual da Saúde anunciou na semana passada a atualização da Nota Informativa 50 CEVS/SES-RS, através da qual definiu novas estratégias para testagem e vigilância do coronavírus. A orientação técnica alterou as regras para isolamento de contaminados e contactantes, assim como enfatiza a retomada das medidas de segurança – principalmente uso das máscaras de proteção facial – para estes públicos que se encontram sintomáticos ou não, no contato confirmado com o vírus. Em comum, os órgãos de saúde pública estão recomendando a retomada, pelo menos por parte dos sintomáticos, dos protocolos de segurança nos ambientes coletivos, o que significa atentar à higiene frequente das mãos e fazer uso de máscara facial ao sinal de qualquer sintoma gripal.