Anvisa aprova novo medicamento para tratamento da covid-19
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) autorizou o uso do medicamento Decadron (fosfato dissódico de dexametasona) para tratamento da covid-19.
A nova indicação aprovada é para o tratamento de pacientes em estado grave, com saturação de oxigênio menor que 90% em ar ambiente ou que apresentem sinais de pneumonia, desconforto respiratório grave ou crítico.
Testes com o Decadron revelaram que o uso do medicamento reduz em 20% o risco de morte para pacientes com suporte de oxigênio, além de redução de mais de 30% em pacientes que necessitam de ventilação mecânica.
A inclusão de nova indicação do medicamento foi baseada nas recomendações daOrganização Mundial de Saúde (OMS), publicadas no documento Therapeutics and Covid-19: Living Guideline, e nas manifestações de autoridades reguladoras estrangeiras equivalentes, em especial, a Agência Europeia de Medicamentos.
Em nota, a Anvisa ressaltou que nenhum medicamento substitui as vacinas aprovadas pelo órgão.
Fonte Revista Oeste