Super Feirão Zero Dívida bate recorde de atendimentos

Somente no primeiro dia, o Feirão atendeu número equivalente a todo o período do evento em 2021. Inadimplência atingiu 29,6% no Rio Grande do Sul, o maior percentual desde o início da apuração

O Indicador de Inadimplência de Outubro da CDL Porto Alegre mostra que as pessoas físicas com algum tipo de limitação em crédito, cheque ou protesto somaram 29,6% no Rio Grande do Sul. O dado revela que cerca de um terço da população tem seu nome registrado na base restritiva da Boa Vista SCPC, a maior disponível no Estado. O endividamento atingiu o recorde desde o começo do levantamento, iniciado em fevereiro deste ano, e permanece acima da média nacional, 29,0%.

Simultaneamente, acontece o Super Feirão Zero Dívida (SFZD), que teve nos dois primeiros dias de operações um número de acessos à plataforma superior a todo o período da Campanha em 2021, que foi de 21 mil em 14 dias. A quinta edição do evento traz muitos atrativos, conforme destaca o economista-chefe da CDL POA, Oscar Frank:

·  Procedimento simples e intuitivo – acesso e encaminhamento para renegociação totalmente online e sem custos;

·  Obtenção de condições vantajosas, seja via redução do valor das parcelas, alongamento do prazo da dívida ou desconto à vista;

·  Possibilidade de retirar o nome do SCPC, viabilizando novas operações de empréstimos / financiamentos;

·  Melhora do score, o que tende a facilitar / baratear a tomada de crédito;

·  Impacto benigno da renegociação para a sociedade: consumo das famílias é o motor do PIB brasileiro, com representatividade de 61% (dados de 2021 do IBGE);

·  São mais de 3 mil empresas participantes, com atuação em mais de 200 cidades do RS, por meio de 135 entidades empresariais parceiras da CDL POA.

A tomada de crédito consciente pressupõe a educação financeira, seja antes, durante e depois da obtenção dos recursos. O economista oferece algumas dicas como: “pelo lado da despesa, pesquisa de preços, compras de produtos de marcas próprias, compras em grandes quantidades (valor unitário menor) e revisão de gastos supérfluos. Já pelo lado da receita, verificar como é possível monetizar algum talento próprio, usando ferramentas como a internet e as redes sociais e procurar sempre gastar menos do que se ganha”.