RS autoriza da vacinação contra a Covid-19 para crianças de 3 a 5 anos imunodeprimido

A Secretaria Estadual da Saúde (SES) definiu, nesta quarta-feira (20), que as cidades gaúchas que têm estoque de CoronaVac devem dar início imediato à vacinação das crianças de 3 e 4 anos contra a Covid-19. Segundo a pasta, 172 mil doses de CoronaVac estão à disposição dos municípios. O contingente será destinado ao público de imunodeprimidos – que, nesta faixa-etária, é de 281 mil pessoas.

Como ainda não houve sinalização de envio de novos lotes do imunizante pelo Ministério da Saúde, o Palácio Piratini planeja remanejar as doses que estão nas prefeituras para atender o maior número de cidades possível com o estoque atual. Os municípios devem manter reservadas as vacinas necessárias para a aplicação da segunda dose, que deve ocorrer 28 dias após a primeira.

“Temos um novo público de 281 mil crianças para começarmos a vacinar, enquanto temos um saldo de 172 mil doses disponíveis, sem previsão de novas doses, ao menos, para os próximos 30 dias. Daremos prioridade paras as crianças que sejam imunocomprometidas mas não vamos deixar de atender as outras enquanto tivermos doses em estoque”, afirma a secretária Arita Bergmann.

O acordo foi feito com a anuência do Conselhos de Secretarias Municipais de Saúde (Cosems/RS), em reunião da Comissão Intergestores Bipartite (CIB). A oferta da CoronaVac para crianças de 3 a 5 anos foi aprovada na semana passada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

 

 

 

 

fonte Rádio Guaíba

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *