Inovação se faz com colaboração, diz secretário de Ciência e Tecnologia

“A ideia central é que: o coletivo, a equipe ou a rede é mais criativo, inteligente e inovador do que um indivíduo ou empresa atuando isoladamente” diz a frase que resume a palestra do secretário de Estado de Inovação, Ciência e Tecnologia, Alsones Balestrin, na abertura da Semana da Inovação 2022, em Cachoeira do Sul.
A reunião-almoço aconteceu na segunda-feira, dia 4, no salão do Colégio Sinodal Barão do Rio Branco. A Semana de Inovação 2022 vai de 4 a 8 de julho, incluindo o 4º Salão de Inovação, criado para estudantes, profissionais e empresas apresentarem projetos de ideias, produtos ou processos inovadores.
A promoção é do Inova Cachoeira, grupo de parceiros que reúne as entidades empresariais, universidades e escolas técnicas de Cachoeira do Sul. Tem apoio do Sebrae/RS e patrocínio de CST, Sicredi, Líder Soluções para o Agro, Grupo Agroscrew e Celetro.
Balestrin começou sua palestra elogiando o protagonismo feminino na cidade – estavam presentes a vice-prefeita Angela Schuch, as secretárias municipais Vanessa Csaszar (Indústria e Comércio), Vanessa Simon (Esporte e Turismo) e Claudia Scarparo (Planejamento) e as presidentes Elida Boeck (CDL Cachoeira do Sul) e Maria Luísa Bonini (Cacisc). Ele destacou que a palavra “inovação” é feminina: “É fazer algo diferente, se inova muito na agricultura e pecuária. Buscamos o novo, gerando riqueza e qualidade de vida, e não precisa de alta tecnologia para isso”.
O secretário estadual de Inovação, Ciência e Tecnologia enfatizou que o conhecimento nunca foi tão valorizado: “Talentos são o principal recurso para geração de riquezas. Não se faz nada relevante sem colaboração”. Assim, demonstrou que “nós” somos mais inteligentes do que “eu”, elogiando a união de entidades empresariais de Cachoeira do Sul trabalhando com universidades e escolas técnicas em prol da inovação. “Cidade boa de empreender e de investir é boa de viver” disse, mostrando exemplos norte-americanos e brasileiros de novos centros de atração de investimentos e startups.
Alsones Balestrin concluiu sua palestra mostrando os cases “Pacto pela inovação da cidade de Porto Alegre” e “Parque Tecnológico Tecnosinos”, em São Leopoldo. Em ambos, universidades públicas e privadas, prefeituras e entidades empresariais se uniram para promover a inovação, com muito sucesso.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *