Estado poderá registrar chuva em excesso nesta semana, alerta MetSul
Nos próximos dias, o cenário é preocupante para o acumulado de chuvas no Rio Grande do Sul, especialmente as regiões Nordeste e Norte, que abrangem Planalto Médio, Alto Uruguai, Serra, Litoral Norte e Aparados da Serra. Partes de Santa Catarina e do Paraná também podem registrar grandes volumes de precipitações. De acordo com a MetSul Meteorologia, o clima segue instável nesta segunda, terça, quarta e, em menores áreas, na quinta-feira. Um ciclone deve se formar sobre a região entre terça e quarta, o que não é comum nesta época do ano, ainda conforme a MetSul, e representa o período de maior risco. Há probabilidade de marcas extremas, entre 300 e 500 milímetros, ou seja, o que costuma chover em quatro a cinco meses em apenas uma semana.
Assim sendo, os rios que estão nestas regiões exigem atenção pelo potencial de cheia. São eles o Pelotas, Uruguai, Mampituba, das Antas, Caí, Taquari, Paranhana, Gravataí e Jacuí, assim como seus afluentes.
Além da chuva, pode ainda haver ventanias isoladas e ocorrência de granizo.
O cenário, de acordo com a MetSul, é diferente do que aconteceu nos últimos dias. Na ocasião, uma frente fria avançou sobre uma massa de ar quente. Agora, o que provocará os altos volumes de precipitações será a passagem de um centro de baixa pressão com chuva pelo Sul do Brasil. Este sistema deve se aprofundar na costa da região, especialmente entre o Rio Grande do Sul e Santa Catarina, entre a terça e a quarta. Em lagoas e na área do oceano próxima ao continente, é possível haver a formação de trombas d’água.
fonte Rádio Guaíba
Deixe um comentário