36ª Oktober inicia com destaque para integração de culturas e gastronomia
A noite de quinta-feira, 07, foi marcada pela volta do maior evento de Santa Cruz do Sul e um dos maiores do Estado. A 36ª Oktober foi aberta oficialmente no Pavilhão Central do Parque da Oktoberfest na presença de autoridades, patrocinadores, diretoria e associadas da Assemp, Coordenação Executiva e convidados. O evento segue até o dia 12, e depois retorna de 15 a 17 de outubro, com o tema Integrando Culturas, Saberes e Sabores. O evento vai funcionar em dois turnos de 4 mil pessoas cada um, das 11 às 16 horas e das 19 à meia-noite.
Na cerimônia de abertura, com todos os presentes usando máscaras e tomando todos os cuidados de distanciamento e higiene, o público começou a relembrar os bons momentos da Oktober na chegada dos bonecos símbolos do evento, Fritz, Frida, Max e Milli, ao som da Banda Heillige. Em seguida, a bandinha animou a entrada das soberanas da 36ª Oktober, a Rainha Luana Terezinha Rech e suas princesas Amanda Angélica Beckenkamp e Renata Maria Müller, acompanhadas da Soberana Destaque, Luiza Fischer de Almeida.
A Rainha falou da emoção de iniciar mais uma Oktober e convidou a todos para prestigiar os demais dias. A presidente da 36ª Oktober, Roberta Pereira, descreveu o orgulho de estar à frente da Coordenação Executiva, agradeceu a confiança da Assemp e da prefeita e também às secretarias municipais que tornaram o evento possível, bem como os voluntários que contribuem para a execução de cada atração. “É um grande desafio a realização dessa Oktober, por isso agradeço a cada um que aceitou estar aqui. A marca dessa edição é a união da tecnologia com a tradição, a mistura da cultura alemã com as outras etnias”, destacou.
Ainda se pronunciaram a secretária de Estado da Cultura Adjunta do Rio Grande do Sul, Gabriella Meindrad, que representou o Governo do Estado; e a presidente em exercício da Assembleia Legislativa, deputada estadual Kelly Moraes. A prefeita de Santa Cruz do Sul, Helena Hermany, ressaltou que acredita na retomada responsável da vida. “E essa Oktober pode ser uma nova oportunidade de recuperação e superação para aqueles que tiveram prejuízos e dificuldades na pandemia”.
Em seguida, Helena convidou o vice-prefeito Elstor Desbessel para assinarem o protocolo de início das obras da construção do Centro de Eventos de Santa Cruz do Sul. Com um investimento de R$ 10 milhões, a estrutura com quase 6 mil metros quadrados será construída entre os pavilhões 2 e 3 do Parque da Oktoberfest e vai sediar grandes eventos do município. “Essa obra vai, com certeza, alavancar o turismo de eventos e o desenvolvimento da nossa cidade”, acrescentou.
A Banda do 7º BIB também teve participação na execução dos hinos Nacional, Riograndense e de Santa Cruz. Assim que a cerimônia de abertura foi encerrada, os convidados foram para o interior do Parque para o tradicional desfile temático de carros, que nesta edição não acontece na Rua Marechal Floriano para evitar aglomerações. Os desfiles serão realizados durante todos os dias da Oktober.
Deixe um comentário
Você precisa fazer o login para publicar um comentário.