Secretários de desenvolvimento entregam pleitos na SDECT
Os secretários municipais de desenvolvimento, representados pelos dirigentes do Fórum Estadual dos Secretários de Desenvolvimento Econômico, estiveram na Capital, nesta quarta-feira (09), em audiência com o novo secretário da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia, deputado Dirceu Franciscon (PTB).
“Na oportunidade, o coordenador do Fórum, secretário de desenvolvimento de Passo Fundo Carlos Eduardo Lopes da Silva, entregou documento onde são listadas sete prioridades facilitadoras para acelerar o crescimento econômico do Rio Grande do Sul” informa o secretário Ronaldo Tonet que representou Cachoeira no encontro.
Pleitos/sugestões
1) Regionalização dos distritos industriais estaduais
Trata-se de refazer e agilizar as políticas de incentivo, regionalizando os oito distritos industriais que o estado possuiu (Alvorada, Bagé, Cachoeira do Sul, Cachoeirinha, Guaíba, Gravataí, Montenegro e Rio Grande), repartindo os tributos gerados nessas futuras regionais.
2) Desburocratização do licenciamento ambiental
Ampliar as atribuições dos municípios no licenciamento ambiental e desburocratizar a atuação da Fepam.
3) Inspeção de produtos agroindustriais
Adaptar as normas do Susaf a realidade dos serviços de inspeção municipais, facilitando a regularização das agroindústrias familiares e empresariais.
4) ICMS ampliado e fiscalização do comércio informal
Apoio a prorrogação das alíquotas de ICMS até dezembro de 2020, condicionado a redução de despesas e incremento de receitas, com ênfase ao combate ao comércio informal e sonegação de impostos.
5) Grupo técnico pró PPP
Formação de um grupo técnico para tratar das Parcerias Público Privadas, promovendo a adoção dessa fórmula como alternativa à escassez de recursos para investimentos e manutenção em infraestrutura.
6) SDECT participar do Fórum
Solicitação para que a secretaria de estado designe representante para participar das reuniões do Fórum Estadual dos Secretários Municipais de Desenvolvimento.
7) Rede Sim e JucisRS
Ampliação da integração dos sistemas municipais com demais órgãos e implantação efetiva da Rede Sim no estado. Instituição de contrapartida financeira aos municípios, em função da disponibilização de servidores para atuarem nos escritórios regionais da Junta Comercial.
Deixe um comentário
Você precisa fazer o login para publicar um comentário.