Vacina√ß√£o para crian√ßas e gestantes nos postos de Sa√ļde de Cachoeira contra gripe, come√ßa nesta quarta-feira

Inicia nesta quarta-feira, dia 10, a 21ª Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza, se entendendo até 31 de maio, sendo 4 de maio, o dia de mobilização nacional.

Esta campanha se iniciará com uma ação diferenciada. No período inicial, de 10 a 19 de abril, a vacina influenza deve prioritariamente ser disponibilizada para crianças e gestantes. Neste período, além da vacina contra influenza também serão disponibilizadas as demais vacinas do Calendário Nacional de Vacinas para atualização da Caderneta de Vacinação.

Outra novidade neste ano é que para as crianças, a vacinação para aquelas que tem faixa etária de 6 meses a menores de seis anos de idade (5 anos, 11 meses e 29 dias), o que representa um aumento de um ano na faixa etária. A meta é vacinar 90% dos grupos elegíveis para a vacinação.

O que a influenza?

A influenza √© uma infec√ß√£o viral aguda que afeta o sistema respirat√≥rio. √Č de elevada transmissibilidade e distribui√ß√£o global, com tend√™ncia a se disseminar facilmente em epidemias sazonais e tamb√©m podendo causar pandemias. A transmiss√£o ocorre por meio de secre√ß√Ķes das vias respirat√≥rias da pessoa contaminada ao falar, tossir, espirrar ou pelas m√£os, que ap√≥s contato com superf√≠cies rec√©m‚Äźcontaminadas por secre√ß√Ķes respirat√≥rias pode levar o agente infeccioso direto a boca, olhos e nariz.

O período de incubação dos vírus influenza varia entre um e quatro dias. Os sinais e sintomas da doença são muito variáveis, podendo ocorrer desde a infecção assintomática, até formas graves.

Administra√ß√£o simult√Ęnea com outras vacinas ou medicamentos:¬†A vacina influenza pode ser administrada na mesma ocasi√£o de outras vacinas ou medicamentos.

Doadores de Sangue:¬†De acordo com a Ag√™ncia Nacional de Vigil√Ęncia Sanit√°ria (Anvisa), os candidatos eleg√≠veis √† doa√ß√£o que tiverem sido vacinados contra influenza devem serem considerados como inaptos temporariamente, pelo per√≠odo de 48 horas.

Precau√ß√Ķes:¬†Em doen√ßas agudas febris moderadas ou graves recomenda-se adiar a vacina√ß√£o at√© a resolu√ß√£o do quadro com o intuito de n√£o se atribuir √† vacina as manifesta√ß√Ķes da doen√ßa. As pessoas com hist√≥ria de alergia a ovo, que apresentem apenas urtic√°ria ap√≥s a exposi√ß√£o, podem receber a vacina da influenza mediante ado√ß√£o de medidas de seguran√ßa. Recomenda-se observar o indiv√≠duo vacinado por pelo menos 30 minutos em ambiente com condi√ß√Ķes de atendimento de rea√ß√Ķes anafil√°ticas.

Contraindica√ß√Ķes:¬†A vacina √© contraindicada para pessoas com hist√≥ria de rea√ß√£o anafil√°tica pr√©via em doses anteriores bem como a qualquer componente da vacina ou alergia comprovada grave relacionada a ovo de galinha e seus derivados.

Grupos prioritários para vacinação contra influenza

  • as crian√ßas na faixa et√°ria de 6 meses a menores de seis anos de idade (5 anos, 11 meses e 29 dias), aumento a faixa

  • as gestantes,

  • idosos

  • as pu√©rperas (at√© 45 dias ap√≥s o parto),

  • os trabalhadores da sa√ļde,

  • os povos ind√≠genas aldeados,

  • os professores das escolas p√ļblicas e privadas com identifica√ß√£o.

  • os grupos portadores de doen√ßas cr√īnicas n√£o transmiss√≠veis e outras condi√ß√Ķes cl√≠nicas especiais

  • os adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas(Cachoeira n√£o tem institui√ß√Ķes que abrigam este grupo),

  • a popula√ß√£o privada de liberdade e os funcion√°rios do sistema prisional.

População estimada para Cachoeira do Sul, na população alvo:

РCrianças de 6meses a 1ano 11meses e 29 dias: 1484

РCriança de 2anos a 4anos 11meses e 29dias: 2905

РCriança de 5 anos 11meses e 29dias: 1028

– Trabalhadores de sa√ļde: 2868

– Gestantes: 742

РPuérperas (até 45 dias depois do parto): 122

РIndígenas: 93

– Idosos: 14.246

– Professores rede p√ļblica e privada: 824

– Pessoas com comorbidades estimado : 13.015

Total geral: 37.327

Observa√ß√Ķes

* Para as pessoas portadoras de doen√ßas cr√īnicas e outras categorias de risco cl√≠nico, popula√ß√£o privada de liberdade, funcion√°rios do sistema prisional ser√° avaliado o n√ļmero de doses aplicadas no per√≠odo da campanha.

* Professores e trabalhadores de sa√ļde devem apresentar documento que identifique a profiss√£o.

* Portadores de comorbidades devem apresentar a prescrição médica especificando o motivo da indicação da vacina, que deverá ser apresentada no ato da vacina.