UERGS suspende aulas em todos seus campus a partir desta segunda-feira

Após avaliar o novo contexto a respeito de medidas para a prevenção do contágio pelo coronavírus, causador da doença COVID-19, a Reitoria, com base nas recomendações do Comitê de Monitoramento e Orientações UERGS – COVID-19 (instituído pela portaria interna n° 20/2020) e após consulta às direções regionais, emitiu novo comunicado sobre a posição da Universidade em relação às aulas. Segundo o novo documento, as aulas estão suspensas de 16 a 22 de março. As atividades administrativas estão mantidas.

A partir de segunda-feira (16), será elaborado um Plano de Contingência pelas unidades acadêmicas, pró-reitorias, órgãos vinculados e campi fora de sede, prevendo a possibilidade de trabalho remoto, com o objetivo de reduzir os riscos e preservar a saúde dos empregados, visando à manutenção das atividades essenciais de cada setor.

O comunicado reforça que o Comitê continuará monitorando as mudanças conjunturais que vêm ocorrendo em consequência da Pandemia e está em interlocução permanente com os órgãos de Vigilância Sanitária, Saúde e com a Secretaria de Inovação Ciência e Tecnologia (SICT), de forma que, a qualquer momento, podem ser  indicadas alterações necessárias na rotina institucional.

 

Confira o Comunicado na íntegra:

 

A Reitoria da Universidade Estadual do Rio Grande do Sul  – UERGS, com base nas recomendações do Comitê de Monitoramento e Orientações UERGS – COVID-19 (instituído pela portaria interna n° 20/2020) e após consulta às direções regionais, considerando o disposto no comunicado do dia 13/03, que possibilita a emissão de novas orientações a qualquer momento, avaliou o contexto a respeito da situação referente às medidas de prevenção do contágio pelo coronavírus.

Apesar de, até o momento, não haver casos oficiais confirmados de transmissão comunitária no Rio Grande do Sul, a Reitoria decidiu adotar o princípio da precaução e da prevenção em respeito às recorrentes manifestações da comunidade universitária e de especialistas sobre o tema. Consideramos assim que estamos cumprindo nosso papel social de prevenção e preservação da comunidade como um todo uma vez que muitos de nós tem contato com a população de risco conforme estabelecido pela Organização Mundial de Saúde (OMS).

Considerando que:

– a Uergs é multicampi e exige em muitas situações deslocamentos de docentes, de membros dos corpos técnico e de apoio administrativo e de estudantes (graduação e pós-graduação) entre regiões, o que pode colaborar para a disseminação mais acelerada do vírus e a ampliação das possibilidades  de contágio.

– a Uergs tem uma população acadêmica considerável classificada dentro da faixa de risco (conforme a Organização Mundial de Saúde – OMS – idosos e pessoas com condições de saúde subjacentes, como diabetes e hipertensão) , incluindo aqui os estudantes do Programa Melhor Idade, entre outros.

– outras instituições de ensino superior já tomaram medidas suspensivas das atividades letivas presenciais.

– tratar-se de uma ação preventiva e de cuidado com a comunidade acadêmica e com a sociedade, contribuindo para evitar  que o número de casos cresça em nosso estado, afetando a capacidade do sistema de saúde.

 

Assim, comunica o que segue:

– Ficam suspensas as aulas de graduação e pós-graduação de 16 a 22 de março.

– Ficam suspensas, por tempo indeterminado, as atividades de extensão executadas pela comunidade acadêmica da Uergs

– Ficam dispensados de comparecer ao ambiente de trabalho pelo período de sete (07) dias aqueles que estão retornando de países e estados com casos de transmissão direta comprovada, devendo contatar a chefia imediata para realizar as atividades via teletrabalho.

– Ficam dispensados de comparecer ao ambiente de trabalho pelo período de catorze (14) dias aqueles que estiverem apresentando sintomas de gripe, devendo contatar a chefia imediata.

– Ficam dispensados de comparecer ao ambiente de trabalho por período indeterminado aqueles que estiverem incluídos no grupo de risco definido pela Organização Mundial de Saúde (OMS), devendo contatar a chefia imediata para realizar as atividades via teletrabalho.

– Para todos os demais casos, mantêm-se as atividades administrativas e, a partir de segunda-feira, 16/3, será elaborado um Plano de Contingência pelas Unidades Acadêmicas, Pró-Reitorias, Órgãos Vinculados e os Campi fora da sede, prevendo a possibilidade de trabalho remoto, de modo a preservar a saúde dos empregados e visando à manutenção das atividades essenciais de cada setor.

Mantêm-se as demais medidas de prevenção, expressas no comunicado divulgado no dia 13/3, e a avaliação constante pelo Comitê de Monitoramento instituído para acompanhar o quadro nacional e emitir orientações necessárias.

Orientamos aos estudantes que, durante o período de suspensão das aulas, mantenham-se informados e atentos aos seus e-mails institucionais e às recomendações e medidas de prevenção emitidas pelos órgãos oficiais de saúde.

Por fim, a Reitoria reitera que estará em constante monitoramento e avaliação do contexto e, a qualquer momento, poderá editar novas orientações. Entendemos que neste momento a prioridade é a prevenção e segurança de todos.