Cinco casos suspeitos de coronavírus no Rio Grande do Sul

O Ministério da Saúde informou no início da tarde desta quarta-feira (5) que cinco casos suspeitos de coronavírus no Rio Grande do Sul estão sendo investigados pelas autoridades. Até terça-feira (4), eram quatro casos localizados em Canoas (dois pacientes), Morro Reuter e em Novo Hamburgo. A Secretaria Estadual da Saúde não informou de que cidade é a última pessoa inserida na lista.

No país, o número de casos investigados de coronavírus baixou para 11. São quatro em São Paulo, um no Rio de Janeiro e um em Santa Catarina, além dos cinco casos gaúchos. De acordo com o Ministério da Saúde, não há episódios confirmados da doença no país.

Questionado sobre o motivo de Estados do Sul e do Sudeste terem mais casos notificados ao Ministério da Saúde, Gabbardo afirmou:

— Porque são esses Estados onde as pessoas ficam mais frequentemente gripadas. Em todos os casos notificados, foi possível verificar algum tipo de síndrome gripal nesses pacientes. É normal que esses Estados como Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná e São Paulo tenham maior número de pessoas gripadas em função do clima.

Na quarta-feira, os técnicos da pasta informaram que, dos quatro casos registrados no Estado, três estavam em fase final de investigação na Fiocruz, no Rio de Janeiro, para análise do material genético. Isso quer dizer que o Laboratório Central (Lacen) não conseguiu identificar nesses pacientes outros vírus já conhecidos.

 

 

fonte Gaúcha/Zh