Prefeitura deverá decretar emergência em Cachoeira devido a prejuízos causados pela enchente

A Prefeitura de Cachoeira irá divulgar nas próximas horas, o Decreto  que declara situação de emergência em Cachoeira do Sul  e nas áreas do Município afetadas pelas inundações. O decreto e o parecer técnico e o Formulário de Informação de Desastre (FIDE) feito pela Defesa Civil de Cachoeira do Sul, serão remetidos  para a ser homologado pelo Governo do Estado e pela Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil.

Conforme o Coordenador da Defesa Civil Edson das Neves Júnior, o decreto irá contabilizar os prejuízos causados pelas chuvas e inundações que só no o agronegócio já acumula R$ 18 milhões conforme levantamento do IRGA. Além disso, estradas e pontilhões foram danificados pelo  volume de água. Foi necessária ainda a interrupção das aulas em escolas municipais, remover desalojados entre outros problemas enfrentados.

Os danos e prejuízos decorrentes do evento adverso comprometem a capacidade de resposta econômica do Poder Público Municipal, o que implica na necessidade de auxílio financeiro complementar por parte do Governo Federal para ações de socorro e assistência à população. Com o reconhecimento federal do Decreto de Emergência, a expectativa é de obter a possibilidade de antecipação de benefícios da Previdência Social, FGTS, auxílio do Exército Brasileiro para ações de resposta e ajuda humanitária e reconstrução de estradas, pontilhões e pontes e renegociação de dívidas junto a instituições bancárias de atendimento ao produtor rural.

Nesta segunda-feira a tarde,  o nível do Rio Jacuí que chegou no domingo a tarde há 23,85 baixou para 23,75 .