Premiações na Wine South America consagram rótulos da Cooperativa Vinícola Garibaldi

Marca gaúcha foi destaque nos concursos Catad’Or Wine Awards e Grande Prova Vinhos do Brasil, além da Avaliação Nacional de Vinhos – Safra 2018

A trajetória da Cooperativa Vinícola Garibaldi em concursos de vinhos nacionais e internacionais é motivo de brindes borbulhantes, especialmente pelo desempenho dos rótulos assinados pela marca. Somente em 2018, até o mês de setembro, já são mais de 75 condecorações arrematadas pelos produtos. Parte desse resultado foi coroado na Wine South America – Feira Internacional do Vinho que ocorreu em Bento Gonçalves (26 a 29 de setembro). Durante o encontro setorial, três solenidades de premiação evidenciaram as conquistas da Garibaldi.

A primeira delas foi a entrega de medalhas do concurso chileno Catad’Or Wine Awards, considerado um dos principais da América Latina (em 2018, foram 670 amostras inscritas por 150 vinícolas de sete países). Nele, a Cooperativa recebeu o título de ‘Melhor Espumante do Cone Sul’, outorga concedida ao seu espumante Garibaldi Moscatel (Gran Ouro na mesma avaliação) – essa é a premiação máxima da avaliação. Outro condecorado foi o Espumante Garibaldi Prosecco, com a medalha de Ouro. “A quantidade e, principalmente, a representatividade dos títulos que somamos neste ano em avaliações brasileiras e estrangeiras comprovam que os investimentos na produção, no parque fabril, na elaboração das bebidas e na atenção dedicada às famílias associadas são, sem dúvida, a fórmula para entregarmos produtos de excelência”, avaliou o gerente de marketing, Maiquel Vignatti.

Outra cerimônia de premiação realizada durante a Wine South America que enalteceu o trabalho da Cooperativa Vinícola Garibaldi foi a da Grande Prova Vinhos do Brasil 2018. Entre as conquistas, destaque para os espumantes Garibaldi Brut Rosé (medalha de Ouro e Campeão da categoria ‘Espumante Brut Rosé Charmat’); Garibaldi Vero Demi-Sec (medalha de Ouro na categoria ‘Espumante Demi-Sec Branco’) e Garibaldi Moscatel Rosé (medalha de Ouro na categoria ‘Espumante Moscatel e Demi-Sec Rosé). Neste ano, a Grande Prova teve 869 amostras inscritas por 117 vinícolas de oito estados brasileiros.

Encerrando o desfile de honrarias, a marca teve uma de suas amostras apontada entre as 16 mais representativas na Avaliação Nacional de Vinhos – Safra 2018, evento paralelo à WSA, que ocorreu na manhã de 29 de setembro. A condecoração foi para o vinho Chardonnay, inscrito na categoria Branco Fino Seco Não Aromático. A análise sensorial foi comentada pela biomédica Caroline Dani. “Visual de lindo aspecto, brilhante, límpido, tonalidade amarelo palha com reflexos esverdeados. No nariz se apresenta nítido com intensidade alta, notas marcantes de frutas tropicais e cítricas como toranja, abacaxi, maçã verde, pera, melão, goiaba, ameixa branca, pêssego e maracujá, toque floral (flor de laranjeira), e aromas vegetais com ervas de quintal, arruda e broto de tomate. Em boca é intenso e elegante, com acidez equilibrada e vibrante e bom volume, frutado com notas de abacaxi, pera e maracujá, notas vegetais de broto de tomate e arruda, extremamente fresco, com retrogosto agradável que se mantém em boca”, definiu.

Sobre a Cooperativa Vinícola Garibaldi

Em 2018, a Cooperativa Vinícola Garibaldi celebra a passagem de seu 87º aniversário, festejando a concretização de mais um ano em sua história – que começou a ser escrita pela união de diversas famílias de agricultores como alternativa para vencer as dificuldades econômicas do país na época. Atualmente, congrega 400 famílias associadas, distribuídas em 15 municípios da Serra gaúcha. Seu portfólio tem cerca de 60 produtos distribuídos em 15 linhas, entre vinhos tintos e brancos, espumantes de diversas variedades, linhas de exportação, frisantes, filtrados, sucos de uva e opções orgânicas.

Crédito fotos premiação: Vagão Filmes