Troca-Troca de Sementes beneficia agricultores familiares de 391 municípios gaúchos

O Programa Troca-Troca de Sementes deste ano vai beneficiar 49.950 produtores rurais, com um total de 143.193 sacas de milho híbrido e transgênico e sorgo. Serão entregues sementes em 391 municípios, envolvendo 591 entidades, para a semeadura de mais de 143 mil hectares de plantio, ou 19,1% da área cultivada no Rio Grande do Sul. O Troca-Troca vai movimentar R$ 31,7 milhões.

Para os agricultores familiares que encomendaram cultivares transgênicas, a Secretaria da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (Seapdr) alerta que os boletos vencem na próxima segunda-feira (15/7).

“Este pagamento antecipado é referente ao valor da tecnologia do milho transgênico, cobrado pelas sementeiras que fornecem ao programa. O produtor rural que optou pelo milho híbrido deverá pagar somente em 30 de abril de 2020, o que lhe dá tempo de plantar, colher e comercializar a produção, fazendo girar a economia do município, tendo como base este grão tão importante para as cadeias de suínos, aves e leite”, explica o secretário da Agricultura, Covatti Filho.

Foram pedidas 143.193 sacas de milho e sorgo, com média de 2,88 sacas por produtor. “O limite por produtor é de quatro sacas, o que mostra que temos um potencial a ser explorado, podendo alcançar 198.360 sacas financiadas na safra”, estima o diretor de Agricultura Familiar e Agroindústria da Seapdr, José Alexandre Rodrigues.

Nesta etapa do programa, foram ofertadas 23 variedades de milho híbrido e 31 variedades de transgênico, totalizando 54 opções para o agricultor familiar. Cinco empresas ofertaram 17 variedades de sorgo, e foram pedidas 5.022 sacas.

PEDIDOS

Sorgo – Cinco empresas ofertaram 17 variedades de sorgo, e os pedidos somaram 5.022 sacas.
Milho híbrido – Disponibilizadas 23 variedades de milho híbrido e 31 de transgênico, totalizando 54 opções. Os beneficiários escolheram 21 variedades, totalizando 82.877 sacas de milho híbrido.
Milho transgênico – Foram escolhidas todas as 27 variedades de milho transgênico, totalizando 55.294 sacas.

As empresas fornecedoras:

– Agromen Sementes Agrícolas
– Atlantica Sementes
– Avanti Seeds
– Du Pont do Brasil
– Helix Limagrain Brasil (Santa Helena/Biomatrix)
– Mhatriz Pesquisa Agrícola
– Plantmax Sementes
– Riber KWS Sementes
– Semeali Sementes Híbridas
– Sementes Guerra
– Sempre Sementes Eireli

Comente este artigo..

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *