Todesmade: a ind√ļstria da Todeschini em Cachoeira entrar√° em opera√ß√£o em mar√ßo de 2020

O Grupo Todeschini¬† projeta para mar√ßo de 2020 o in√≠cio das atividades da ind√ļstria Todesmade na localidade da Minera√ß√£o, em Cachoeira do Sul, cerca de 25 Km da BR-290. O projeto tem um investimento de R$ 101 milh√Ķes e produzir√° t√°buas e ‚Äúpellets‚ÄĚ, que s√£o pequenos peda√ßos em formato cil√≠ndricos de madeira feitos com os res√≠duos da serragem para exporta√ß√£o. O cronograma estava previsto para este ano, mas atrasou devido ao licenciamento ambiental por parte da Fepam. A licen√ßa foi concedida em novembro do ano passado.

A empresa concentra atividades na terraplenagem, que deve ser conclu√≠da este m√™s, e depois se voltar√° para funda√ß√Ķes e coloca√ß√£o de estruturas met√°licas. Trabalham no canteiro de obras empresas terceirizadas, por√©m, quando a f√°brica estiver em pleno funcionamento dever√£o ser contratados at√© 90 funcion√°rios.

Conforme o diretor do Grupo Todeschini, Jorge Balastreli, os equipamentos da fábrica deverão ser instalados no segundo semestre deste ano, para então a partir de março de 2020, ser iniciada a operação do complexo. A informação foi dada em entrevista no programa Rádio Repórter, da Rádio Fandango FM, na manhã desta quarta-feira (14). Balastreli revelou que a capacidade plena da fábrica só acontecerá a partir de agosto do ano que vem.

A energia el√©trica para a f√°brica est√° garantida pela RGE. Para tanto, foi constru√≠da uma subesta√ß√£o e tamb√©m s√£o feitos contatos com empresas para instala√ß√£o de torre para o sinal de internet. O acesso da BR-290 √† f√°brica √© por conta da Prefeitura e a estimativa √© de que de 30 a 40 caminh√Ķes transitem diariamente pela Estrada da Minera√ß√£o.

Com mais de sete d√©cadas de atua√ß√£o no mercado, a Todeschini ‚Äď que tem sede em Bento Gon√ßalves, na Serra ga√ļcha ‚Äď projeta h√° algum tempo a constru√ß√£o de uma f√°brica em Cachoeira do Sul. O projeto come√ßou¬†a ser discutido ainda em 2014.

 

A Todeschini j√° teve uma f√°brica de beneficiamento de madeira em Cachoeira do Sul, situada na localidade de Vila Vargas, mas a unidade est√° desativada h√° cerca de ¬†15 anos. A nova f√°brica deve produzir uma m√©dia de 8 mil metros c√ļbicos de madeira por m√™s.

O investimento

A capacidade produtiva mensal da f√°brica em Cachoeira do Sul ser√° de 16 mil ton/m√™s de toras, desdobradas em 8 mil m¬≥/m√™s de t√°buas de variadas medidas e 2,6 mil ton/m√™s de pellets tipo A1 (biocombust√≠vel). As edifica√ß√Ķes do complexo atingir√£o 27,5 mil m¬≤ em uma √°rea total de 68 mil m¬≤.

Comente este artigo..

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *