Teve início a Campanha de Coleta Seletiva de Lixo em Paraíso do Sul

Teve  início a coleta de Lixo Seco na área urbana de Paraíso do Sul. Os Containers já  distribuídos e os pontos serão os seguintes:

*Em frente √† Esta√ß√£o Rodovi√°ria. * Ao lado do Correio. * Na Rua Max Retzlaff ¬†n¬ļ 220 pr√≥ximo a Agropecu√°ria. * Esquina Rua Max Retzlaff com Rua Willy Roos. * Esquina Rua Mathias Paul Gotthardt com Rua Willy Roos. * Pr√≥ximo √† Igreja Assembleia de Deus. * Rua E pr√≥ximo ao Mercado Kelling. * Em frente a Escola Afonso Pena. * Pr√≥ximo a Celetro. *Entrada da Linha Sinimb√ļ. * Rua Edmundo Rohde pr√≥ximo ao Sal√£o Schimango. *Em frente √† Secretaria de Educa√ß√£o. * Na Pra√ßa Iracema kelling. * Pr√≥ximo ao Bradesco. * Em frente √† Secretaria de Sa√ļde. * Pr√≥ximo a F√°brica Molinari. * Em Frente ao Residencial Maria Augusta. * Na Avenida 1¬ļ de Janeiro pr√≥ximo a Fruteira. * Pr√≥ximo ao Mercado da Tica na Boa Vista. *Em frente ao Hospital da Vila Para√≠so. * Pr√≥ximo ao Bar do Eliseu Vila Para√≠so. * Pr√≥ximo ao Mercado L√ľdtke Vila Para√≠so. * Pr√≥ximo ao Col√©gio Duque de Caxias.

O recolhimento do lixo acontecer√° todas as quintas-feiras e a comunidade deve depositar o Lixo Seco nos Containers distribu√≠dos pela cidade. Ressaltamos a import√Ęncia de fazer a sele√ß√£o do lixo antes de descartar, utilizando dois sacos diferentes, um para o lixo seco e outro para o lixo √ļmido. Nos Containers deve ser depositado, somente, o lixo seco. O lixo seco √© o lixo recicl√°vel e, devem estar limpos e secos. S√£o eles:

PAPEL: Caixas de papel√£o, jornais, revistas, impress√Ķes em geral, fotoc√≥pias, envelopes, cart√Ķes, folhas de cadernos, embalagens de papel e Tetra Pak.

VIDRO: Garrafas de bebida, frascos de vidro (perfumes, molhos e produtos alimentícios), copos.

METAL: Latas de alumínio, enlatados (latas de óleo, sardinha, molho de tomate), arames, pregos e parafusos, objetos de cobre, alumínio, bronze, ferro, chumbo ou zinco, canos e tubos.

PL√ĀSTICO: Garrafas PET, PVC, recipientes de limpeza e produtos de higiene, copos, potes de alimentos, baldes.

O Lixo √ömido ser√° recolhido duas vezes por semana, nas ter√ßas e s√°bados e N√ÉO deve ser depositado nos Containers. O lixo √ļmido √© o lixo org√Ęnico e n√£o recicl√°vel. S√£o eles:

LIXO ORG√āNICO: Restos de alimentos, cascas de frutas, verduras, legumes, borra de caf√©, restos de comida, pap√©is molhados e engordurados.

REJEITOS CONTAMINADOS: Papel higiênico, isopor, fralda descartável, lenços, absorventes e curativos.

LIXO N√ÉO RECICL√ĀVEL: Cer√Ęmicas, lou√ßas, couro, acr√≠lico, fotografias e vidros quebrados (embalados de forma segura, envoltos por jornal e caixa de papel√£o).

Ressaltamos que o lixo org√Ęnico pode ser reaproveitado pela comunidade, a Compostagem √© uma forma de recuperar os nutrientes dos res√≠duos org√Ęnicos e lev√°-los de volta ao ciclo natural, enriquecendo o solo para a agricultura ou jardinagem.

Segue o link onde explica em detalhes o processo da Compostagem: http://www.recicloteca.org.br/material-reciclavel/organicos/

A Prefeitura Municipal pede a colabora√ß√£o de todos os paraisenses, para que cada um separe o seu lixo, fazendo desse ato um compromisso com o meio ambiente e gera√ß√Ķes futuras.

Comente este artigo..

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *