Saúde confirma primeira morte por gripe A no RS em 2019

O Ministério da Saúde confirmou uma morte por gripe A no Rio Grande do Sul entre janeiro a março deste ano. É a primeira vítima fatal da doença em 2019 no Estado. Os dados foram divulgados durante a abertura oficial da campanha de vacinação contra a gripe nesta quarta-feira (10), que contou com a presença do ministro Luiz Henrique Mandetta, em Porto Alegre. Conforme o último boletim epidemiológico, são seis casos confirmados de influenza no Rio Grande do Sul e 23 ainda em investigação.

A idade e o sexo da vítima fatal não foram divulgados. Já a Secretaria Estadual da Saúde (SES) trabalha com cinco casos confirmados de gripe A em solo gaúcho, mas nenhuma morte. A divergência nos números está em apuração pelo governo do Estado.

Até agora, 55 pessoas morreram devido ao vírus Influenza no Brasil, segundo o Ministério da Saúde. Destas, 33 apenas no Amazonas. Por conta disso, a campanha de vacinação foi antecipada neste Estado. No resto do território nacional, as doses estão disponíveis nos postos de saúde a partir desta quarta-feira (10). Num primeiro momento, a prioridade são gestantes e crianças a partir dos seis meses e menores de seis anos. Depois do dia 22 de abril, os demais públicos-alvo serão contemplados. A campanha segue até o dia 31 de maio, sendo que o Dia D está marcado para 4 de maio.

Comente este artigo..

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *