Professores das Escolas Municipais de Cachoeira retomam atividades com encontro na ULBRA nesta quarta-feira

A Secretaria Municipal de Educação realizará nesta  quarta-feira(21) o encontro oficial de abertura do ano letivo de 2018.

O evento reunirá cerca de 1000 profissionais da educação, entre professores, supervisores escolares, orientadores educacionais, diretores, vice-diretores, monitores e profissionais de apoio que atuam nas 37 escolas municipais e nas 3 escolas de educação infantil conveniadas.

Este ano, a SMEd firmou uma parceira com a Universidade Luterana do Brasil – ULBRA e com a Faculdade Antonio Meneghetti ‚Äď AMF com a inten√ß√£o de qualificar ainda mais os encontros de forma√ß√£o continuada dos educadores e gestores escolares.

O encontro será às 19h, no Salão de Atos da ULBRA, o Painel: Base Nacional Comum Curricular: o que muda na escola? Além de marcar o início do ano letivo das escolas municipais o evento irá receber também os acadêmicos da ULBRA para a Aula Magna dos cursos de Pedagogia e Educação Física.

PALESTRANTES:

Profª Dra Maria Carmen Silveira Barbosa

Professora na faculdade de Educa√ß√£o da UFRGS, editora da Revista P√°tio Educa√ß√£o Infantil e da Revista Inf√Ęncia latino americana em colabora√ß√£o com oito pa√≠ses. Participou do Movimento Interf√≥runs de Educa√ß√£o Infantil ‚Äď MIEIB e participou como consultora Curr√≠culo da COEDI/SEB/MEC entre 2008-2016.

Profª Me Tatiane Peixoto Isaia

Graduada em Pedagogia, Especialista em Gestão Educacional e Mestre em Educação pela UFSM. Atualmente é professora Subestituta do Departamento de Administração Escolar do Centro de Educação da UFSM e Coordenadora Pedagógica da Impare Educação.

Mediadora:

Profª Dra Silvia Maria Barreto dos Santos

Coordenadora do Curso de Padagogia ‚Äď ULBRA.

FIQUE POR DENTRO:

Abertura do Ano Letivo de 2018 e Aula Magna dos Cursos de Pedagogia e Educação Física da ULBRA

Dia: 21/02/18

Hor√°rio:¬†19h ‚Äď Credenciamento: a partir das 18h 15 min

Local: Salão de Atos da ULBRA

O que √© a Base Nacional Comum Curricular ‚Äď BNCC?

√Č uma pol√≠tica p√ļblica que determina o que todos os estudantes, das escolas p√ļblicas e privadas, t√™m o direito de aprender. A BNCC foi homologada no dia 20 de dezembro de 2017, pelo Minist√©rio da Educa√ß√£o. De acordo com o parecer e resolu√ß√£o normativa do CNE (Conselho Nacional de Educa√ß√£o) os sistemas de ensino j√° podem come√ßar a trabalhar na implementa√ß√£o da BNCC. De acordo com a Diretora Pedag√≥gica, Carla Zinn, as escolas do sistema municipal de ensino j√° v√™m estudando a BNCC desde a sua primeira vers√£o e no ano passado foram organizados, pela SMEd, encontros formativos e Grupos de Estudos para a revis√£o do Referencial Curricular do Munic√≠pio. O prazo m√°ximo para a revis√£o curricular √© at√© o inicio do ano letivo de 2020.

PARA SABER MAIS…

Dia 22/02:¬†Os Diretores, Vice-diretores das Escolas Municipais e t√©cnicos da SMEd participar√£o, durante o dia, de uma programa√ß√£o na Faculdade Antonio Meneghetti. A programa√ß√£o ter√° como tem√°tica ‚ÄúO gestor como l√≠der de equipe‚ÄĚ. A Faculdade Antonio Meneghetti fica no Distrito de Recanto Maestro e estar√£o envolvidos cerca de 100 profissionais.

Dia 23/02: As equipes diretivas das escolas municipais e conveniadas estarão recebendo os professores e funcionários, diretamente na escola, para atividades de acolhimento e planejamento.

Dia 26/02: Início do ano letivo para todos os estudantes das escolas municipais e conveniadas.