Primeiras √°reas colhidas de soja indicam boa perspectiva de produtividade no estado

A soja, nas regi√Ķes Celeiro, Noroeste Colonial e Alto Jacu√≠, evolui rapidamente para o est√°dio de matura√ß√£o, com folhas de colora√ß√£o amarela. As primeiras lavouras colhidas apresentam boa produtividade, de acordo com o Informativo Conjuntural, divulgado pela Emater-RS/Ascar .

O levantamento aponta que a lavoura da soja se encontra na seguinte situação:

– 8% da √°rea colhida
– 17% madura e por colher
Р67% em fase de granação ou enchimento de grãos
Р8% de área estão em floração.

Nas regi√Ķes do M√©dio Alto Uruguai e do Rio da V√°rzea, as primeiras lavouras em fase de matura√ß√£o apresentam √≥tima sanidade e boa perspectiva de produtividade, contrariando a expectativa de uma safra com forte press√£o do fungo da ferrugem asi√°tica. Na semana passada foram realizadas aplica√ß√Ķes finais de fungicidas para controle da ferrugem e de inseticidas para controle de lagartas, percevejos e √°caros.

Na região da Produção, a cultura está em fase inicial de colheita, com rendimento médio de 62 sacas por hectare. Comparada ao período de implantação, quando houve necessidade de replantio, a expectativa é positiva. Há baixa incidência de doenças e pragas em lavouras adequadamente monitoradas e tratadas.

No Sul, predomina a grana√ß√£o, com 85% das lavouras nesse est√°gio. Nos √ļltimos dias antes da conclus√£o do levantamento, ocorreram secamento do solo, altas temperaturas e radia√ß√£o solar intensa, prejudicando as lavouras de soja.

As condi√ß√Ķes gerais na Serra e nos Campos de Cima da Serra est√£o muito boas. A fase predominante √© a de enchimento de gr√£os. A colheita come√ßa nas √°reas cultivadas mais no cedo, com variedades de ciclo precoce.

Arroz

A cultura no RS est√° com 17% da √°rea colhida, 36% madura, 38% em enchimento de gr√£os e 8% em flora√ß√£o. Nas principais regi√Ķes produtoras do estado, Campanha e Fronteira Oeste, as condi√ß√Ķes clim√°ticas nos √ļltimos dias antes do fechamento do Informativo foram favor√°veis ao desenvolvimento da cultura. Por√©m est√° prevista redu√ß√£o da produ√ß√£o nesta safra, em virtude de pouca insola√ß√£o, muitos dias nublados, com chuva, e baixa temperatura √† noite.

No Litoral e Centro-Sul, foi iniciada a colheita das variedades precoces plantadas no cedo, chegando a 11% da área em Camaquã. O manejo realizado recentemente foi a condução da lavoura com irrigação, aplicação de coberturas e tratamentos fitossanitários, em alguns casos, conforme necessidade e cultivar.