Por falta de pagamento, telefones da Secretaria Estadual de Educação e coordenadorias regionais são cortados

A Secretaria Estadual da Educação, com sede em Porto Alegre, e as 29 Coordenadorias Regionais de Educação, incluindo a 24ª CRE de Cachoeira do Sul, estão com os telefones cortados. O motivo é somente um: falta de pagamento.

O governo n√£o pagou a conta de R$ 67 mil √† Operadora Oi, que venceu em 27 de setembro. De acordo com a Secretaria Estadual da fazenda, ‚Äúa interrup√ß√£o parcial (…) decorre de uma situa√ß√£o pontual (…) que ser√° resolvida nas pr√≥ximas horas‚ÄĚ.

 

A NOTA DA SECRETARIA DA FAZENDA:

“A sociedade ga√ļcha vem acompanhando a realidade financeira que o Estado enfrenta por conta do descompasso hist√≥rico entre sua arrecada√ß√£o e o total de despesas que precisa ser honrada a cada m√™s.

Neste desafio cotidiano de gerir uma situação de déficit no caixa, a Secretaria da Fazenda prioriza, por uma orientação expressa de governo, o pagamento da folha salarial dos servidores e, apenas depois disso, os demais compromissos, em especial os serviços mais essenciais.

Esta conduta se repetiu também agora no mês de outubro, quando foi possível quitar a parte líquida dos salários de setembro apenas no dia 25. Só então efetuou-se o pagamento aos fornecedores cujo vencimento estava programado até o dia 10 de setembro, incluindo desde fornecimento de combustível, alimentação, mão-de-obra terceirizada, de energia elétrica, telefonia e outros.

Importante observar que a folha de setembro efetivamente ser√° encerrada com o pagamento das chamadas consigna√ß√Ķes (empr√©stimos e outros descontos que o servidor autoriza debitar do seu sal√°rio e que somam R$ 180 milh√Ķes), o que est√° previsto para a pr√≥xima sexta-feira (9). J√° os sal√°rios de outubro R$ 1,2 bilh√£o) ser√£o quitados aos primeiros grupos a partir de segunda-feira (12)

A interrup√ß√£o parcial dos servi√ßos de telefone na Secretaria de Educa√ß√£o decorre de uma situa√ß√£o pontual, de uma √ļnica fatura com vencimento em 27 de setembro (R$ 67 mil) e que ser√° resolvida nas pr√≥ximas horas, j√° com o compromisso da operadora em restabelecer os servi√ßos na sequ√™ncia.”