Novo relatório da Fepam aponta Praia Nova do Jacuí apta para o banho

A Funda√ß√£o Estadual de Prote√ß√£o Ambiental (Fepam) divulgou nesta sexta-feira (15) o d√©cimo relat√≥rio de balneabilidade das praias ga√ļchas deste ver√£o. Conforme o levantamento, subiu para 19 o n√ļmero de pontos impr√≥prios para banho no Rio Grande do Sul. Na semana passada 14 pontos estavam inadequados. Nenhum dos pontos impr√≥prios est√° localizado no Litoral. A Praia Nova do Rio Jacui¬† em Cachoeira, esta apta para o banho.

Em Pelotas, nove pontos est√£o sem condi√ß√Ķes de banho na Lagoa dos Patos. Confira abaixo:

Santo Ant√īnio – Rua Bag√©;
Santo Ant√īnio – Avenida Rio Grande do Sul;
Santo Ant√īnio – Hotel;
Totó;
Balne√°rio dos Prazeres;
Col√īnia Z-3;
Valverde – Pontal da Barra;
Valverde – Aki Pizza;
Valverde – Trapiche.

Nos demais balneários, estão impróprios para banho os seguintes pontos:

Praia Recanto das Mulatas, no Guaíba, em Barra do Ribeiro;
Balne√°rio Fernando Schilling, no rio Jaguari, em Jaguari;
Balneário Rainha do Sol, no rio Ibicuí, em Manoel Viana;
Balne√°rio de Mata, no rio Toropi, em Mata;
Balneário Pedro Osório, no rio Piratini, em Pedro Osório;
Lagoa do Peixoto, no município de Osório;
Balneário da Jacaquá, no rio Ibicuí, no município de São Francisco de Assis;
Balneário Passo do Umbu, no rio Ibicuí, em São Vicente do Sul;
Balneário Poço das Pedras, no arroio Inhacundá, em São Francisco de Assis;
Praia da Barrinha, na Lagos do Patos, em São Lourenço do Sul.

Neste ano o projeto balneabilidade ampliou para 44 o n√ļmero de munic√≠pios monitorados, com a inclus√£o dos balne√°rios de Pelotas e Tavares. O n√ļmero de pontos monitorados passou para 94. Em Pelotas, a coleta e o monitoramento s√£o de responsabilidade do Servi√ßo Aut√īnomo de Saneamento de Pelotas (Sanep).

Relatórios

O Projeto Balneabilidade deste ver√£o ter√° dura√ß√£o de 16 semanas. O monitoramento est√° sendo realizado em 44 munic√≠pios do Litoral Norte, M√©dio e Sul, Lagoa dos Patos e das Regi√Ķes Hidrogr√°ficas do Gua√≠ba e do Uruguai. As coletas e an√°lises s√£o feitas pela Fepam, Corsan e Sanep. Os resultados das an√°lises da qualidade da √°gua ser√£o divulgados sempre √†s sextas-feiras, at√© 1¬ļ de mar√ßo de 2019.

Os boletins s√£o elaborados com base nos resultados das informa√ß√Ķes obtidas em cinco coletas realizadas nas semanas anteriores. Para analisar as condi√ß√Ķes bacteriol√≥gicas nas praias e balne√°rios, s√£o utilizados os par√Ęmetros coliformes termotolerantes e escherichia coli, que indicam contamina√ß√£o fecal, al√©m da contagem de cianobact√©rias, organismos que podem causar intoxica√ß√Ķes.

Os crit√©rios do projeto consideram duas categorias de balneabilidade para √°guas doces, salobras e salinas ‚Äď pr√≥prias ou impr√≥prias para banho. S√£o consideradas pr√≥prias quando os resultados de quatro ou mais das √ļltimas cinco amostras coletadas no mesmo local constatarem quantidade de coliformes termotolerantes igual ou menor de mil ou quantidade de escherichia coli menor ou igual de 800 por cem mililitros.

S√£o impr√≥prias quando os resultados de uma ou mais das √ļltimas cinco amostras coletadas no mesmo local constatar mais de mil coliformes termotolerantes ou mais de 800 escherichia coli por cem mililitros, ou ainda, quando o valor obtido na √ļltima amostra for superior a 2,5 mil coliformes termotolerantes ou 2 mil escherichia coli por cem mililitros.