Nivel do Rio Jacuí sobe e atinge região da Praia Nova

O Rio Jacu√≠ em Cachoeira do Sul devido √†s √ļltimas chuvas alaga a regi√£o da Praia Nova. A inunda√ß√£o atinge os bares e √°reas pr√≥ximas ao Bairro Cristo, o que deixa a Defesa Civil municipal em alerta. O rio est√° 19,28 metros, ou seja, 1,28 metros acima de sua marca normal. Al√©m das chuva em √°reas de seus afluentes, como o Rio Vacaca√≠, tamb√©m contribui para a cheia do Jacu√≠, a abertura das comportas da Barragem de Dona Francisca.

Segundo o Climatempo, a previs√£o √© de chuva at√© sexta-feira (18), com uma m√©dia di√°ria de 30mm e com temperaturas na casa dos 30¬ļC. Para esta ter√ßa-feira (15), est√£o previstos 20mm (pancadas em pontos isolados).

Na noite desta segunda-feira (14) a chuva foi forte na regi√£o da Barragem do Capan√© e tamb√©m na Minera√ß√£o, conforme informa√ß√Ķes de produtores rurais.

NO ESTADO

Diminuiu de 16 para 15 o n√ļmero de cidades afetadas pela forte chuva que atinge o interior do Rio Grande do Sul desde a semana passada. Segundo a Defesa Civil, o munic√≠pio de Santana da Boa Vista saiu da lista dos pontos prejudicados pelo mau tempo.

Alegrete, Bagé, Dom Pedrito, Lavras do Sul, Manoel Viana, Quaraí, Rosário do Sul, São Borja, São Gabriel, São Francisco de Assis e Uruguaiana declararam situação de emergência. Barra do Quaraí, Barracão, Jaguari, Pedro Osório também estão entre municípios atingidos.

Conforme o boletim divulgado nesta segunda-feira, caiu de 5.075 para 4.983 o n√ļmero de pessoas que est√£o fora de casa, sendo 3.391 desalojados e 1.592 desabrigados. A maioria est√° em Alegrete, que tem 2.940 pessoas desalojadas e 1.369 pessoas desabrigadas, alocadas no Gin√°sio Osvaldo Aranha e no Parque de Exposi√ß√£o.