Mutir√£o do Departamento de Vigil√Ęncia Sanit√°ria faz recolhimento de recicl√°veis no FUNCAP

Mutir√£o de recicl√°veis, uma iniciativa do Departamento de Vigil√Ęncia Sanit√°ria (DVS), de Cachoeira do Sul, em parceria com a Secretaria de Meio Ambiente, fez uma limpa¬† quinta-feira √† tarde no Bairro Funcap, zona norte da cidade. A ideia √© recolher inserv√≠veis e equipamentos eletr√īnicos j√° descartados pelos moradores. Com este projeto, que ainda n√£o tem um cronograma estabelecido de data, o objetivo √© evitar o uso de vias p√ļblicas e sangas para o despejo de material, que estraga ou caiu no desuso. No caso do Funcap, o DVS teve a parceria da empresa cachoeirense, que recolhe equipamentos eletr√īnicos.

No Bairro Funcap, por exemplo, os agentes da DVS comunicaram os moradores do mutir√£o um dia antes e, por isto, foram recolhidos pneus, madeiras, eletr√īnicos e outros utens√≠lios e equipamentos. ‚ÄúEsta a√ß√£o tamb√©m conscientiza as comunidades e, alguns casos, evita a prolifera√ß√£o de mosquitos‚ÄĚ, afirmou a coordenadora do DVS, Rosineli Perez, acrescentando que na maioria das vezes muitos objetos s√£o jogados nos p√°tios ou nas ruas e, quando chove, acumulam √°gua o que pode se transformar em um criadouro de mosquitos.

Segundo Rosineli, os agentes orientam as famílias a recolher o material em desuso e, com um caminhão cedido pelo Meio Ambiente, é realizada a coleta. “Nós não fizemos a limpeza de pátios, mas orientamos sobre os problemas que podem ser causados se não existir um descarte adequado.

Normalmente, pneus, partes de geladeiras, m√°quinas de lavar, sof√°, fog√Ķes e pl√°stico s√£o jogados em sangas e arroios e, em dias de chuva, causam entupimento de canais e represamento de √°gua. A a√ß√£o no Bairro Funcap foi bem recebida pelos moradores e dever√° se estender para outros pontos da cidade.

 

 

em colaboração com Jornal O Correio

Comente este artigo..

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *