MEC finaliza proposta de ampliação de escolas cívico-militares no país

O Minist√©rio da Educa√ß√£o (MEC) deve anunciar nos pr√≥ximos dias as a√ß√Ķes para ampliar o n√ļmero de¬†escolas c√≠vico-militares¬†no pa√≠s. Na semana passada, houve uma reuni√£o da equipe respons√°vel. Conforme apurado¬†faltam apenas os ajustes finais antes do lan√ßamento da pol√≠tica.

Aumentar o n√ļmero de¬†escolas c√≠vico-militares¬†no pa√≠s √© uma das prioridades do MEC, que passou a contar com uma Subsecretaria de Fomento √†s Escolas C√≠vico-Militares.

Atualmente, são 120 escolas em 17 estados do país com o modelo, a maior parte em Goiás, com 50 estabelecimentos de ensino, de acordo com levantamento da Polícia Militar do Distrito Federal (DF). Na conta ainda não estão incluídas as escolas do DF.

Em nota, no m√™s passado, o MEC informou que o modelo se justifica pelos altos √≠ndices de criminalidade brasileiros. ‚ÄúO Minist√©rio da Educa√ß√£o buscar√° uma alternativa para a forma√ß√£o cultural das futuras gera√ß√Ķes, pautada no civismo, na hierarquia, no respeito m√ļtuo, sem qualquer tipo de ideologia, tornando-os desta forma cidad√£os conhecedores da realidade e cr√≠ticos de fatos reais.‚ÄĚ

De acordo com o minist√©rio, s√£o considerados tamb√©m o desempenho positivo dessas escolas e os ‚Äúelevados √≠ndices nas avalia√ß√Ķes‚ÄĚ.

O modelo de escola, segundo o MEC, “contar√° com a participa√ß√£o de v√°rios segmentos da sociedade. Cada ente envolvido, dentro de sua esfera de compet√™ncia,¬†ter√° import√Ęncia fundamental para a constru√ß√£o de um Brasil melhor. Essas unidades de ensino ser√£o voltadas para as fam√≠lias que concordam com essa proposta educacional‚ÄĚ. Para ser implementado, o modelo precisa da participa√ß√£o de estados e munic√≠pios.

Moral e cívica

Com a ampliação das escolas cívico-militares, voltou ao debate a inclusão da disciplina educação moral e cívica em sala de aula, que é defendida pelo ministro da Educação, Ricardo Vélez.  No Distrito Federal, nas escolas cívico-militares, haverá aula de ética e cidadania.

Sob o nome educa√ß√£o c√≠vica, moral e f√≠sica da inf√Ęncia e da juventude, a disciplina tornou-se obrigat√≥ria no governo de Get√ļlio Vargas, em 1940. O objetivo era a forma√ß√£o da consci√™ncia patri√≥tica.

A disciplina foi adotada tamb√©m em 1969. Institu√≠da por decreto, tinha como objetivos a preserva√ß√£o, o fortalecimento e a proje√ß√£o dos valores espirituais e √©ticos da nacionalidade; ¬†culto √† p√°tria, aos seus s√≠mbolos, tradi√ß√Ķes, institui√ß√Ķes e aos grandes vultos de sua hist√≥ria; o aprimoramento do car√°ter, com apoio na moral, na dedica√ß√£o √† fam√≠lia e √† comunidade, entre outros.

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