Maria Fumaça de Natal ira passar parar em Cachoeira neste domingo

Cachoeira do Sul receberá neste dia 9 (domingo) o trem Maria Fumaça de Natal. A iniciativa faz parte do projeto Nos Trilhos do Natal, coordenado pela Associação Brasileira de Preservação Ferroviária (ABPF) e patrocinado pela empresa Rumo Logística, empresa que atualmente detém a concessão das ferrovias no Rio Grande do Sul.

De acordo com Jocemar Teles, que lidera um movimento ligado √† preserva√ß√£o ferrovi√°ria em Cachoeira, a locomotiva ‚Äď composta por nove vag√Ķes ‚Äď vai passar pela antiga Esta√ß√£o Ferrovi√°ria, no Bairro Otaviano, por volta das 16h e far√° uma parada de 15 minutos. “No local, os visitantes poder√£o fazer fotos e conhecer o interior da Maria Fuma√ßa, uma das maiores do Brasil ainda em opera√ß√£o tur√≠stica”, destacou Teles, entrevista ao programa R√°dio Rep√≥rter da¬† R√°dio Fandango AM/FM.

Inicialmente, a Maria Fumaça de Natal passaria por Cachoeira e não iria parar, mas a ABPF e a empresa Rumo atenderam a um pedido feito por Teles.  Na região do Passo D’Areia, a Maria Fumaça deverá reduzir a velocidade para que os moradores também possam fazer fotos.

A locomotiva vem percorrendo os tr√™s Estados do Sul desde o √ļltimo domingo (25), de onde saiu de Rio Negro (PR) e passou por Lages (SC), Vacaria, Santa Tereza Guapor√© e nesta quinta-feira (29) chegou a Passo Fundo. Antes de passar por Cachoeira, a Maria Fuma√ßa permanecer√° dois dias na regi√£o das Miss√Ķes, com parada nos dias 4 e 5 em Santo √āngelo, que organizou uma programa√ß√£o recheada de apresenta√ß√Ķes art√≠sticas. Al√©m de Cachoeira, na Regi√£o Central a Maria Fuma√ßa passar√° por Rio Pardo, Restinga Seca e Santa Maria.

NOS TRILHOS DO NATAL

O projeto ‚ÄúNos Trilhos do Natal‚ÄĚ √© financiado pela Lei Rouanet, com a Maria Fuma√ßa Mallet 204, uma locomotiva restaurada dos anos 1950 pela ABPF, e coordenada pela empresa Rumo Log√≠stica.

 

 

Texto Milos Silveira Jornal O Correio

Comente este artigo..