Mais de 72 mil pessoas pediram aposentadoria e sal√°rio-maternidade no INSS Digital

Com 18 dias em funcionamento, o serviço de concessão automática do INSS já tinha recebido mais de 72 mil pedidos automáticos de aposentadorias (32 mil) e salário-maternidade (40 mil) urbanos. Deste total, 10,5 mil benefícios foram concedidos imediatamente. Os outros 62,5 mil ainda precisam passar por análises técnicas. A expectativa do instituto é que, em até dois meses, a maior parte desses pedidos sejam concluídos.

O servi√ßo oferecido pelo INSS digital est√° funcionando em todo o pa√≠s desde 21 de maio. O √ļltimo levantamento foi 07 de junho. Jair Guerra, chefe substituto de Divis√£o de Atendimento do √≥rg√£o, explicou que esse volume, ainda em avalia√ß√£o, pode ser liberado imediatamente nos pr√≥ximos dias. Mas, ainda h√° regi√Ķes onde a demanda j√° vinha represada a meses ou situa√ß√Ķes em que um documento espec√≠fico precisar√° ser entregue.

Um outro gargalo deste per√≠odo de acomoda√ß√£o do novo modelo √© o acesso √†s informa√ß√Ķes alimentadas no Sistema Nacional de Informa√ß√Ķes de Registro Civil (SIRC). ‚ÄúO INSS est√° ajustando o sistema. Ainda h√° casos de demora na leitura de certid√Ķes de nascimento do SIRC‚ÄĚ, explicou. Sem a comprova√ß√£o de todos os quesitos, como o caso da maternidade, o pedido fica suspenso em an√°lise.

Pelos n√ļmeros atualizados, a meta inicial do governo de reduzir entre 15% a 20% o atendimento presencial nas ag√™ncias j√° come√ßa a ser cumprida. Mas o levantamento em base de dados geral n√£o permite uma avalia√ß√£o regional ou diagn√≥stico sobre dificuldades dos benefici√°rios com o sistema.

Essa modernização do procedimento vem como uma promessa de agilização e desafogamento das agências físicas. Guerra explica que a intenção não é eliminar outros meios de atendimento, mas criar alternativas para  quem tiver acesso às formas digitais, consiga obter o benefício mais rapidamente, abrindo espaço para os que ainda sentem a necessidade de um atendimento presencial.

A cr√≠tica da especialista Diana Vaz de Lima, professora de ci√™ncias cont√°beis do setor previdenci√°rio da Universidade de Bras√≠lia (UnB), recai justamente sobre vari√°veis como a democratiza√ß√£o do acesso da popula√ß√£o √† internet. Segundo ela, enquanto, por um lado, o governo acerta em buscar alternativas para diminuir a press√£o no sistema que tende a aumentar diante das perspectivas de envelhecimento da popula√ß√£o, por outro lado, seria preciso considerar vari√°veis como a baixa escolaridade e conectividade ainda presentes em muitas regi√Ķes do pa√≠s.

‚Äú√Č um primeiro passo mas √© preciso dar um passo maior que √© pela democratiza√ß√£o do acesso √† internet. No¬†site, com o INSS digital, os benefici√°rios t√™m a possibilidade de reduzir o caminho, mas, o acesso √† internet ainda n√£o √© uma realdade para todos os brasileiros. Estudos do IBGE mostram que n√£o √© democr√°tico‚ÄĚ, disse. Levantamento do IBGE desse ano aponta que 40% dos munic√≠pios brasileiros ainda apresentam alto deficit de acesso √† banda larga, como Piau√≠, Amazonas, Roraima, Acre, Amap√°, Sergipe e Maranh√£o.

Diana Vaz tamb√©m apontou a renda e escolaridade como fatores que podem dificultar o entendimento de algumas pessoas e defendeu ajustes ‚Äúpara criar uma linguagem mais amig√°vel‚ÄĚ. ‚ÄúAcredito que os pr√≥ximos 180 dias ser√£o muito importantes para a equipe do INSS entender as dificuldades dos brasileiros e ter a oportunidade de fazer esse diagn√≥stico para aperfei√ßoar o sistema. Houve apenas uma transposi√ß√£o de burocracia, porque n√£o diminuiu todo o procedimento que era feito”.

O posicionamento do INSS √© o de que a concess√£o autom√°tica ainda √© voltada para um p√ļblico urbano, que tem maior facilidade de acesso digital. O √≥rg√£o ainda reitera que o servi√ßo n√£o elimina os outros atendimentos presenciais. A concess√£o autom√°tica foi criada para que o cidad√£o passe a receber o benef√≠cio imediatamente, mediante a checagem de documenta√ß√£o dispon√≠vel em bancos de dados checados pelo instituto. Os pedidos podem ser feito via internet, aplicativo Meu INSS ou pelo telefone 135, que funciona de segunda a s√°bado, das 7h √†s 22h.

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