Inep divulga notas do Enem na sexta-feira

Nesta sexta-feira (18), mais de 4,1 milh√Ķes de estudantes que fizeram o Exame Nacional do Ensino M√©dio (Enem) no ano passado ter√£o acesso √†s notas das provas. O resultado ser√° divulgado na internet, na¬†P√°gina do Participante, e no aplicativo oficial do Enem.

Os participantes terão acesso a quanto obtiveram em cada uma das provas: linguagens, ciências humanas, ciências da natureza, matemática e redação. A nota dos treineiros, aqueles que ainda não concluíram o ensino médio e fizeram a prova apenas para testar os conhecimentos, será divulgada apenas em março, 60 dias depois dos demais participantes.

A nota do Enem é calculada usando a chamada teoria de resposta ao item (TRI), que não estabelece previamente um valor fixo para cada questão. O valor varia conforme o percentual de acertos e erros dos estudantes naquele item.

Assim, se a quest√£o tiver grande n√ļmero de acertos ser√° considerada f√°cil e, por essa raz√£o, valer√° menos pontos. O estudante que acertar um item com alto √≠ndice de erros, por exemplo, ganhar√° mais pontos por ele.

O Enem foi aplicado nos dias 4 e 11 de novembro de 2018. Desde o dia 14 de novembro, est√£o dispon√≠veis as provas e os¬†gabaritos oficiais. Tamb√©m est√£o dispon√≠veis v√≠deos com os enunciados e as op√ß√Ķes de respostas da videoprova em¬†L√≠ngua Brasileira de Sinais¬†(Libras).

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) divulgará ainda, em data a ser definida, o espelho da redação, ou seja, detalhes da correção dessa prova. Isso é feito após os processos seletivos dos programas federais. A correção tem função apenas pedagógica e não é possível interpor recurso.

O que fazer com as notas?

Com os resultados, os estudantes poder√£o concorrer a vagas no ensino superior p√ļblico pelo Sistema de Sele√ß√£o Unificada (Sisu), a bolsas em institui√ß√Ķes privadas, pelo Programa Universidade para Todos (ProUni), e para participar do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).

O primeiro processo que ter√° as inscri√ß√Ķes abertas √© o Sisu. Para participar √© preciso fazer a inscri√ß√£o¬†online¬†no per√≠odo de 22 a 25 de janeiro. Os estudantes j√° podem consultar, na¬†p√°gina do programa, as vagas dispon√≠veis. S√£o mais de 235,4 mil vagas distribu√≠das em 129 universidades p√ļblicas de todo o pa√≠s.

Al√©m dos programas nacionais, os estudantes podem usar as notas para cursar o ensino superior em Portugal. O Inep tem conv√™nio com 37 institui√ß√Ķes portuguesas. A lista est√° dispon√≠vel na¬†p√°gina da autarquia. Segundo o Inep, atualmente mais de 1,2 mil brasileiros usaram o Enem para ingressar nessas institui√ß√Ķes.