HCB inicia obra de ampliação do Centro Regional de Oncologia.

O Hospital de Caridade e Beneficência de Cachoeira do Sul iniciou neste mês de outubro a ampliação do Centro Regional de Oncologia. A obra já está em fase de terraplanagem. Esta é a primeira ampliação e reforma que o CRO sofrerá desde 2012 quando foi inaugurada.

A Oncologia terá um aumento de cerca de 160 m², onde irá contemplar uma nova sala de aplicação de quimioterápicos, área para recepção e sala de espera com 24 lugares; além de uma sala de urgência e mais quatro consultórios médicos. Uma parte do prédio da oncologia também será reestruturado, onde a atual sala de emergência será substituída por uma sala de aplicação de quimioterapia e um posto de enfermagem. Um ambiente administrativo também será transformado em sanitários e banheiro para cadeirantes. A obra tem previsão de ser concluída em 11 meses.

“O tratamento do c√Ęncer no HCB evoluiu e os atendimentos da Oncologia aumentaram”, destaca o superintendente Luciano Morschel. De janeiro a setembro deste ano j√° foram atendidos 13.902 pacientes, onde 5.266 aplica√ß√Ķes de quimioterapia e 6.700 consultas. Atualmente a Oncologia atende pacientes de Cachoeira do Sul e dos munic√≠pios pertencentes a 8¬™ Coordenadoria de Sa√ļde.

Morschel considera que “como exemplo de amplia√ß√£o, o acr√©scimo de consult√≥rios √© necess√°rio para possibilitar acesso aos diversos profissionais que atendem no CRO, como: m√©dicos oncologistas cl√≠nicos, m√©dicos oncologistas cir√ļrgicos, cirurgi√£o tor√°cico, cirurgi√£o urol√≥gico, cirurgi√£o mastologista, m√©dico otorrinolaringologista; al√©m de nutricionista, assistente social, psic√≥logo,¬†fonoaudi√≥loga¬†e enfermagem”.

Nara Hampel, coordenadora da Lojinha HCB, agradece a comunidade cachoeirense pela confian√ßa no trabalho das volunt√°rias, “porque √© com a doa√ß√£o de cada um que foi poss√≠vel arrecadar recursos suficientes para a amplia√ß√£o da Oncologia do nosso hospital”.¬†Em 2018 a Lojinha HCB comemorou 18 anos de atividades. As doa√ß√Ķes de roupas, objetos de decora√ß√£o, roupas de cama, mesa e banho podem ser entregues de segunda a sexta-feira na Lojinha HCB, na Rua Sete de Setembro no t√©rreo da Casa de Cultura, sempre a partir das 14h.

Junto com a amplia√ß√£o da oncologia ser√° ampliado tamb√©m no andar superior a √°rea para arquivo de prontu√°rios com uma √°rea de¬†163,97m¬≤.¬†Todo o material de constru√ß√£o que ser√° utilizado est√° avaliado em R$ R$ 206.426,34 ¬†√© oriundo do valor arrecadado com as vendas de doa√ß√Ķes na Lojinha HCB em 2018.

 

Saiba Mais:

 

Em 2017

18.377 atendimentos

8.144 aplica√ß√Ķes de quimioterapia

8.231 consultas

A ampliação contemplará:

– Sala de espera com 24 lugares;

РSala de aplicação de quimioterápicos;

РQuatro (4) consultórios médicos;

– Dois (2) sanit√°rios;

– Posto de Enfermagem;

– No andar superior, arquivo de prontu√°rios de pacientes.