Governo abre sistema para atualização do Mapa do Turismo Brasileiro

A atualiza√ß√£o dos munic√≠pios e regi√Ķes tur√≠sticas que v√£o compor o novo Mapa do Turismo Brasileiro j√° pode ser feita. O prazo para cadastramento, edi√ß√£o e inser√ß√£o dos documentos exigidos pela Portaria n¬ļ 192/2018, que cont√©m orienta√ß√Ķes para a vers√£o 2019 do Mapa, vai at√© 30 de julho. A atualiza√ß√£o peri√≥dica faz parte da estrat√©gia de estrutura√ß√£o e promo√ß√£o do turismo de forma regional e descentralizada. A nova vers√£o do mapa ser√° divulgada pelo Minist√©rio do Turismo em agosto.

O¬†Sistema de Informa√ß√Ķes do Programa de Regionaliza√ß√£o do Turismo (SISPRT)¬†√© a plataforma digital onde os dados referentes aos munic√≠pios e regi√Ķes tur√≠sticas s√£o validados nas unidades da federa√ß√£o pelos interlocutores do Programa de Regionaliza√ß√£o do Turismo (PRT) nos estados. Os interlocutores j√° foram orientados sobre os novos crit√©rios, compromissos e recomenda√ß√Ķes que dever√£o ser observados pelos munic√≠pios que visam integrar a vers√£o 2019 do Mapa do Turismo Brasileiro.

‚ÄúO mapa baseia a cria√ß√£o de pol√≠ticas p√ļblicas e a destina√ß√£o priorit√°ria de recursos do Minist√©rio do Turismo, com foco no desenvolvimento regional do setor. A nova atualiza√ß√£o vai possibilitar a adequa√ß√£o desse instrumento de gest√£o de pol√≠ticas p√ļblicas √† realidade regional‚ÄĚ, avalia o secret√°rio nacional de Estrutura√ß√£o do Turismo do MTur, Robson Napier. Atualmente, o mapa registra 3.285 munic√≠pios em 328 regi√Ķes tur√≠sticas.

Entre outros critérios obrigatórios para integrar o Mapa, o município deve ter um órgão de turismo em atividade, conselho municipal de turismo funcionando, orçamento próprio destinado ao turismo local, além de prestadores de serviços turísticos de cadastro obrigatório registrados no Cadastur. A atualização é fundamental para definir o recorte territorial a ser trabalhado prioritariamente pelo Ministério do Turismo em parceria com estados e municípios. O modelo participativo de gestão e desenvolvimento observa características peculiares de cada região turística.

O Mapa do Turismo Brasileiro foi institu√≠do em dezembro de 2013 e passou a ser atualizado de dois em dois anos a partir de 2016. Os estados t√™m autonomia para defini√ß√£o das regi√Ķes tur√≠sticas, excluindo ou incluindo munic√≠pios. A integra√ß√£o cria condi√ß√Ķes e oportunidades para revelar e estruturar novos destinos tur√≠sticos mais qualificados e competitivos. O PRT orienta o desenvolvimento tur√≠stico contemplando as regi√Ķes e o crescimento dos munic√≠pios.

Fonte: Ministério do Turismo

Comente este artigo..

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *