Federação dos Postos de Combustíveis explica por que queda de preço custa a chegar à bomba

A Federa√ß√£o Nacional do Com√©rcio de Combust√≠veis e de Lubrificantes (Fecombust√≠veis) divulgou hoje (7) nota oficial na qual procura explicar por que a queda de pre√ßos da gasolina e do diesel nas refinarias demora a ser repassada ao consumidor final. ‚ÄúApesar de a Petrobras divulgar quedas de pre√ßos da gasolina e diesel nas √ļltimas semanas, o repasse deste menor custo n√£o acontece na mesma velocidade e propor√ß√£o nas bombas‚ÄĚ, diz a nota da Fecombust√≠veis.

No período de 25 de setembro a 7 de novembro, o preço da gasolina nas refinarias Petrobras chegou a cair 23,8%, mas a queda não foi sentida pelos consumidor. Segundo a federação, isso se deve ao funcionamento da cadeia de combustíveis, que é formada por refinarias, distribuidoras e postos.

“Pelas regras atuais, os postos n√£o podem comprar gasolina e diesel direto das refinarias. Compram apenas das companhias distribuidoras, que s√£o respons√°veis por toda a log√≠stica do abastecimento nacional em todos os estados brasileiros.‚ÄĚ A nota da Fecombust√≠veis destaca que as refinarias comercializam gasolina A (sem etanol anidro) e diesel A (sem biodiesel) para as distribuidoras e acrescenta: ‚Äúnas bases da distribui√ß√£o s√£o adicionados 27% de etanol anidro e 10% de biodiesel, que, ap√≥s a mistura, tornam-se gasolina C e diesel C, que s√£o vendidos e distribu√≠dos para os postos por meio rodovi√°rio via caminh√Ķes-tanques‚ÄĚ.

‚ÄúComo os postos de combust√≠veis n√£o podem comprar das refinarias, eles s√≥ conseguem diminuir os pre√ßos quando as companhias distribuidoras eventualmente os reduzam‚ÄĚ, diz a Fecombust√≠veis. ‚ÄúOs pre√ßos da revenda est√£o ligados diretamente aos pre√ßos das companhias distribuidoras, ou seja, se elas reduzirem, os postos, consequentemente, tamb√©m repassam a redu√ß√£o.”

De acordo com a Fecombustíveis, os valores praticados pela Petrobras são aproximadamente um terço do preço pago pelo consumidor nos postos, mas é preciso levar em conta também os custos dos biocombustíveis, impostos, fretes e as margens de lucro.

A nota da entidade ressalta que, se o pre√ßo da gasolina nas refinarias caiu 23,8% de 25 de setembro a 7 de novembro, o custo do etanol anidro subiu 5,7% de 21 de setembro a 1¬ļ de novembro. ‚ÄúNo caso do diesel, a redu√ß√£o m√©dia foi de R$ 0, 24 por litro nas refinarias Petrobras. J√° o biodiesel, em virtude do √ļltimo leil√£o promovido pela Ag√™ncia Nacional de Petr√≥leo, G√°s Natural e Biocombust√≠veis (ANP), aumentou entre R$ 0,03 e R$ 0,04 o litro.‚ÄĚ

A Fecombustíveis admite que, até o momento, a redução de preços do diesel não foi repassada integralmente pelas distribuidoras. A entidade ressalta ainda o impacto decorrente do preço de pauta para cobrança do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e serviços (ICMS).

Na conclus√£o do texto, a Fecombust√≠veis lembra que os pre√ßos dos combust√≠veis s√£o livres em todos os segmentos e que n√£o n√£o interfere no mercado. Cabe a cada posto revendedor decidir se repassa a queda de pre√ßos nas refinarias ao consumidor final, “de acordo com suas estruturas de custo‚ÄĚ.

 

Fonte Agência Brasil