Dia Mundial da Água transcorrido nesta sexta-feira alerta para a importância da preservação

A água é um recurso natural necessário para a sobrevivência de todos os ecossistemas. Indispensável para os seres vivos, sinônimo de vida, enfim, existem várias formas de se definir a importância deste líquido, até pouco tempo visto como abundante. Essa ideia já está mudando. Mudando porque, infelizmente, desperdiçamos e poluímos a água. Já pensou como seria se não tivéssemos água para beber, cozinhar ou tomar banho?

É em homenagem a este bem de toda a humanidade que em 22 de março é celebrado o Dia Mundial da Água. A data foi instituída pela Organização das Nações Unidas (ONU) há pouco tempo, apenas em 1993. Mais do que festejar, a finalidade é alertar sobre a importância da preservação desse recurso natural.

As escolas estaduais aproveitam muito bem toda a semana, não apenas o dia, lembrado na sexta-feira (22), para fazer com que as crianças já saibam tratar a água com respeito. Saneamento básico, recursos hídricos disponíveis, ciclos da água entre outros assuntos foram abordados nas instituições da rede pública.

 

Segundo o diretor do Departamento de Recursos Hídricos e Saneamento da Secretaria do Meio Ambiente e Infraestrutura, Paulo Renato Paim, o Rio Grande do Sul é rico em recursos naturais. Dados da secretaria mostram que temos 25 bacias hidrográficas, divididas em três regiões hidrográficas: Uruguai, Litoral e Guaíba.

Água no mundo
Reprodução

O Sistema de Outorga de Água do Rio Grande do Sul (Siout-RS) é um grande aliado na preservação deste recurso tão importante. A finalidade é aperfeiçoar o gerenciamento das concessões e a administração de atos inerentes às outorgas de uso de água, por meio de ferramentas que explorem as informações relativas aos recursos hídricos de forma eletrônica, informou o diretor.

O Dia Mundial da Água é lembrado apenas em um dia, mas devemos sempre refletir sobre como a utilizamos e de que forma podemos ajudar na sua preservação. Gestos simples como o do Lucas e da Stefani fazem toda a diferença. Respeite, cuide e não desperdice este recurso que é de todos.

Usar, mas sem desperdiçar

– Torneira aberta enquanto se escovam os dentes manda para o ralo até 25 litros de água

– Uma torneira pingando 24 horas representa 46 litros de água tratada colocada fora

– Lavar a louça sem fechar a torneira provoca a perda de 100 litros

– Banho demorado provoca um gasto de 95 a 180 litros

– Lavar o carro com mangueira durante 30 minutos, o gasto soma 560 litros