Projeção de safra é reduzida no Estado, em razão de perdas no arroz

Enquanto a safra gaúcha de grãos é revisada para baixo no Rio Grande do Sul em razão do excesso de chuva, em outros Estados produtores as novas projeções refletem cenário inverso: a estiagem. No quinto levantamento da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), divulgado nesta terça-feira (12), foram cortadas 3,17 milhões de toneladas na estimativa inicial para a colheita de grãos brasileira, que deverá girar em torno de 234,1 milhões de toneladas. Ainda assim, aumento de 2,8% em relação ao ciclo passado.

O volume reduzido é principalmente de soja, pela falta de chuva em Estados como Paraná e Mato Grosso do Sul, e de arroz, pelo excesso de precipitações no Rio Grande do Sul durante o mês de janeiro. No Estado, a produção estimada para o cereal é de 7,4 milhões de toneladas – 11,7% a menos do que no ciclo passado. A redução atual leva em conta também a área 7% menor destinada à cultura por questões de mercado.

Os técnicos da Conab foram a campo entre os dias 21 e 25 de janeiro, quando as lavouras ainda estavam debaixo d’água na campanha, centro e fronteira oeste. Superintendente regional da autarquia no Estado, José Bicca, alerta que o próximo levantamento, quando a colheita já terá iniciado, deverá apresentar uma redução ainda maior do rendimento do arroz – hoje projetado em 4,9%.

– A falta de luminosidade também afetou muito as plantas. Isso tudo vai ser constatado na colheita – acrescentam Bicca.

A perspectiva de produtividade menor do que a prevista inicialmente é verificada nas primeiras lavouras que começaram a ser colhidas no Estado, na Fronteira Oeste.

– Lavouras que no ano passado colhemos 10 mil quilos por hectare, agora estão rendendo oito mil quilos por hectare, uma redução de 20% – disse Henrique Dornelles, presidente da Federação das Associações de Arrozeiros do Rio Grande do Sul (Federarroz).

A projeção positiva é em projeção é positiva em relação ao milho que teve a safra revisada para cima em razão de altas produtividades. A soja, carro-chefe do agronegócio, continua com boas perspectivas de colheita.

Estimativa de produção no RS

Arroz 7,47 milhões de toneladas (-11,7%)
Milho 5,7 milhões de toneladas (18,1%)
Soja 18,7 milhões de toneladas (9%)
Total principais culturas 31,97  (4,7%)

Fonte: Conab