Duas mortes j√° foram confirmadas no Estado, devido a Gripe

A Secretaria Estadual da Sa√ļde (SES) confirmou nesta quarta-feira (15)¬†os dois primeiros casos de morte por¬† gripe no Rio Grande do Sul neste ano. As v√≠timas s√£o dois idosos, de 71 e 79 anos, moradores dos munic√≠pios de S√£o Gabriel e Barra do Ribeiro, respectivamente. Eles n√£o tiveram os nomes divulgados.

Ainda conforme a SES, as vítimas não haviam sido imunizadas contra a gripe, já que contraíram o vírus antes do início do período para vacinação de idosos, que teve início no dia 22 de abril.

O caso mais recente ocorreu no √ļltimo dia 11, em S√£o Gabriel, com um idoso de 71 anos¬†diagnosticado com o v√≠rus A-H1N1. A outra morte foi registrada anteriormente, no dia 2 de maio, em uma mulher de 79 anos residente em Barra do Ribeiro que contraiu o v√≠rus A-H3-N2. Ela chegou a ser¬†internada em uma Unidade de Tratamento Intensivo (UTI), na Capital.

Os dois possu√≠am fatores de risco. O morador de¬† S√£o Gabriel era diab√©tico. J√° a residente em Barra do Ribeiro tinha imunodefici√™ncia cr√īnica.

Segundo a SES, as vítimas procuraram atendimento apresentando sintomas de desconforto respiratório, com tosse, dor de garganta e febre. Os dois foram transferidos para leitos de  UTI e chegaram a iniciar o tratamento com o antiviral Tamiflu.

Nove casos no RS

O Estado já registra nove casos pelos três tipos de vírus influenza (A-H1N1, A-H3N2 e B), incluindo esses dois casos.

A campanha de vacina√ß√£o contra a gripe iniciou em 10 de abril para as crian√ßas e gestantes e em 22 de abril para os demais grupos. Foram aplicadas mais de 2,3 milh√Ķes de doses¬†at√© agora, que representam 60% de cobertura. A meta da SES √© chegar a 90% em cada grupo.

Apesar de ainda estarem abaixo da meta de imuniza√ß√£o de 90% do p√ļblico, os idosos est√£o entre os tr√™s grupos priorit√°rios com maior cobertura de vacina√ß√£o at√© o momento (73%), atr√°s dos professores (76%) e¬† mulheres no per√≠odo at√© 45 dias ap√≥s o parto (77%). Apenas 56% das crian√ßas maiores de seis meses e menores de seis anos foram vacinadas at√© o momento.

 

fonte Ga√ļcha/ZH

Comente este artigo..

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *