Cachoeira de volta ao Primeira Infância Melhor

Cachoeira do Sul voltará a ter ações do Primeira Infância Melhor (PIM). O prefeito Sergio Ghignatti recebeu nesta quinta-feira (1º) a coordenadora do Departamento de Ações em Saúde da 8ª Coordenadoria Regional de Saúde (CRS), a enfermeira Juliana Sartori e a psicóloga Luíza Campos de Menezes, integrante do Grupo Técnico Estadual do PIM. Apesar de Cachoeira ter aderido novamente ao PIM em 2016, as ações previstas não estavam de fato sendo implementadas. A partir do encontro desta quinta-feira, Ghignatti confirmou a implantação do PIM em Cachoeira do Sul.

Para colocá-lo em prática, o Executivo precisa inicialmente formar um Grupo Técnico Municipal, com integrantes da Secretaria de Trabalho e Ação Social, Secretaria da Saúde e Secretaria de Educação. Após, é preciso destinar três servidores do quadro da Secretaria da Saúde que prestaram concurso para serem visitadores do PIM para fazerem a visitação das famílias. Cada visitador fica responsável por 20 famílias. Eles acompanham famílias com gestante e crianças até 6 anos. Em contrapartida, o Estado se compromete em destinar R$ 3 mil por mês.

Entenda

O que é o PIM

Política pública pioneira no Brasil, o Primeira Infância Melhor (PIM) é uma ação transversal de promoção do desenvolvimento integral na primeira infância. Desenvolve-se através de visitas domiciliares e comunitárias realizadas semanalmente a famílias em situação de risco e vulnerabilidade social, visando o fortalecimento de suas competências para educar e cuidar de suas crianças.